O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 12/11/2017
As mudanças de hábito e também na estrutura e organização das casas para tornar a rotina mais sustentável estão cada vez mais comuns na sociedade. A preocupação com a natureza e os avanços da tecnologia fazem surgir ideias diferentes e inovadoras o tempo todo. Um exemplo são as casas “Ecocápsulas”.
O projeto Ecocapsule entrega uma casa móvel, compacta e auto-suficiente, que não precisa ser conectada ao fornecimento tradicional de energia e água. O projeto foi desenvolvido pelo grupo eslovaco Nice Architects e, de acordo com a empresa, é o caminho para habitação independente e pode servir como uma casa de campo, um quarto de hotel ou até mesmo como uma estação de carga para carros elétricos.
Além da inovação na sustentabilidade, a ecocápsula se propõe a ser uma forma de moradia que incentiva a liberdade, já que ela pode ser transportada para diversos lugares. Em sua base, quatro rodas pequenas facilitam a mobilidade em superfícies lisas e dois ganchos na parte superior fazem com que seja possível levanta-la com guindastes, empilhadeiras ou até mesmo um helicóptero.
A geração de energia ocorre através da luz solar e da força do vento. De acordo com os fabricantes, a turbina eólica é de baixo ruído e pode produzir eletricidade 24 horas por dia, fornecendo até 750 watts durante o dia e a noite. O formato da cápsula foi desenvolvido para minimizar o calor e há um sistema que coleta e filtra a água da chuva para o consumo.
Os móveis foram pensados para serem sustentáveis e auxiliarem no transporte. O mais impressionante é que armários, mesa, racks e cama dobrável foram feitos de favos de mel com acabamento folheado de madeira. Essa combinação deixa as peças leves, tudo o que se precisa para uma casa móvel.
O modelo está disponível na União Européia, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. De acordo com a empresa, a próxima linha será distribuída em todos os países. As primeiras cápsulas custam 79.900 euros (aproximadamente de R$ 305 mil).
Fonte: Gazeta do Povo
Envie para um amigo