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"Renault Energy Services": Grupo Renault lança subsidiária especializada em energia e mobilidade elétrica

Publicado em 27/10/2017

Subsidiária investirá em redes elétricas inteligentes, as chamadas smart grids.

Líder em veículos elétricos na Europa, o Grupo Renault anunciou a criação da subsidiária Renault Energy Services, para atuar no setor de energia e smart grids, um componente fundamental para a mobilidade elétrica.
 
Renault Energy Services: foco em smart grids

A Renault Energy Services foi criada com um espírito startup para investir em projetos com foco em smart grids, ou redes elétricas inteligentes. A Renault Energy Services pretende estabelecer parcerias estreitas com os diferentes players do setor de energia, buscando o desenvolvimento de projetos de recarga inteligente (smart charging), interações veículo – rede elétrica (vehicle-to-grid, V2G) e projetos de segunda vida para baterias.
 
Gilles Normand, Diretor Mundial de Veículos Elétricos da Renault, explicou que “Com o lançamento da Renault Energy Services, estamos dando um grande passo hoje. Investir em smart grids é um fator determinante para fortalecer nossa liderança em veículos elétricos na Europa e acelerar a mudança de escala deste segmento”.
 
Sobre as smart grids

Por meio de sua nova subsidiária, o Grupo Renault pretende contribuir fortemente para o desenvolvimento das redes elétricas inteligentes. Uma rede elétrica inteligente ou smart gridé uma rede de distribuição de eletricidade que favorece a circulação de informações, para ajustar os fluxos de eletricidade em tempo real, permitindo uma gestão mais eficiente da rede. Conectados por meio das smart grids, os veículos elétricos Renault favorecem a disponibilidade de uma energia menos intensiva em carbono e mais barata. As smart gridspermitem desenvolver a recarga inteligente (smart charging), interações veículo - rede elétrica (vehicle-to-grid, V2G) e projetos de segunda vida para baterias:

A recarga inteligente, ou smart charging, ajusta a recarga do veículo em função das necessidades do usuário e da oferta de eletricidade disponível na rede. A recarga é feita no máximo quando a oferta de eletricidade é maior que a procura, principalmente nos picos de produção de energia renováveis e nos horários em que a tarifa de eletricidade é mais barata.

Nos sistemas V2G, os veículos podem injetar eletricidade na rede durante os picos de consumo. Além de se recarregarem de forma inteligente, os veículos elétricos também podem servir de unidades de armazenagem temporária de energia.

Mesmo depois da “vida veicular”, a bateria de um veículo elétrico continua tendo uma grande capacidade de armazenagem. Por isso, a Renault pode reutilizá-la em condições menos exigentes, principalmente para armazenar energia estacionária. Com esta segunda vida das baterias, hoje a Renault tem condições de responder a qualquer necessidade de armazenagem de energia, desde uma residência até escritórios, edifícios comerciais ou centros universitários, passando por conjuntos habitacionais e até mesmo pontos de recarga de veículos elétricos.

Fonte: Imprensa Renault

 

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