O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/06/2017
A Renault e a Powervault anunciam uma parceria para dar nova vida às baterias dos veículos elétricos,
transformando-os em unidades de armazenagem residencial. Esta cooperação vai reduzir o custo das baterias inteligentes
Powervault em 30%, favorecendo a expansão deste sistema de energia domiciliar que já representa um grande mercado
consumidor no Reino Unido.
A Powervault está lançando um teste com 50 unidades, constituídas
por baterias em segunda vida fornecidas pela Renault, em residências de clientes já equipados com painéis
solares. Este teste vai permitir explorar as performances técnicas da segunda vida das baterias, assim como a reação
dos clientes em relação à armazenagem de energia domiciliar, favorecendo a estratégia de expansão
para o grande público. O teste será realizado com clientes da M&S Energy, assim como moradores de conjuntos
habitacionais e escolas do sudeste do país.
O Powervault é um sistema inovador de baterias
domiciliares, que permite que seus proprietários adotem um modo de vida mais “inteligente” por meio do
aumento da capacidade de armazenagem e utilização da energia gerada por seus próprios painéis
solares. As unidades Powervault também podem ser carregadas automaticamente, por meio de uma energia de baixo custo,
fora dos horários de pico. Esse sistema constitui a base da tecnologia da casa inteligente, graças à
otimização da utilização da energia. Além de reduzir o custo de produção
do sistema Powervault, a utilização de baterias em segunda vida permite otimizar o ciclo de vida das baterias
Renault antes que elas sejam recicladas.
Joe Warren, Diretor Geral de Powervault, explicou
que “A cooperação que anunciamos hoje com duas marcas reconhecidas – Renault e
M&S – é uma etapa importante no caminho para uma adoção global de sistemas de armazenagem de
energia domiciliar. Os proprietários e as marcas têm interesse em se beneficiar da revolução da
energia inteligente. É apenas uma questão de tempo até que um Powervault se torne um item tão
comum nas casas dos britânicos como uma máquina de lavar louças”.
Nicolas
Schottey, Diretor do Programa de Baterias e Infraestruturas de Veículos Elétricos da Renault, continuou
dizendo que “Graças a essa parceria para armazenagem domiciliar de energia com a Powervault,
a Renault dá mais um passo em sua estratégia global com foco na segunda vida das baterias, que já cobre
um grande número de usos, desde edifícios industriais até residências. A segunda vida oferece não
apenas um período de utilização complementar às baterias dos veículos elétricos
antes da reciclagem, mas também permite que os consumidores façam economia. Trata-se de um círculo virtuoso,
em que todos ganham, desde os proprietários dos veículos elétricos até os proprietários
dos imóveis e, principalmente, o planeta”.
Ocupando a posição de líder
do mercado de veículos elétricos na Europa, a Renault contribui para a transição energética,
graças à reutilização das baterias dos veículos elétricos na armazenagem de energia
estacionária. As baterias utilizadas nos veículos elétricos geralmente têm uma vida útil
de 8 a 10 anos. Entretanto, elas ainda têm capacidade suficiente para aplicações estacionárias,
oferecendo uma vida útil adicional antes de serem recicladas. Por meio do sistema Powervault, a vida útil complementar
das baterias Renault é estimada entre 5 e 10 anos. Para a segunda vida, as baterias são retiradas dos veículos
elétricos e classificadas, para que a Powervault possa transformá-las em baterias menores, para um uso em suas
próprias aplicações.
Jonathan Hazeldine, Responsável pela M&S Energy, comentou
que “Sabemos que os clientes da M&S compartilham do nosso desejo de cuidar do nosso planeta e
construir um futuro sustentável. Para a M&S Energy, o maior impacto que podemos ter é oferecer uma energia
responsável e ajudar nossos clientes a utilizá-la da forma mais eficaz possível. Fornecemos uma energia
100% verde desde 2015. Iniciativas como nosso Fundo Comunitário de Energia permitem que as comunidades melhorem a sustentabilidade
do meio ambiente e de suas próprias finanças. Com esse teste realizado em conjunto com a Powervault, temos uma
excelente oportunidade de ajudar nossos clientes a reduzir seu impacto no meio ambiente e o custo da energia, bem como ajudá-los
a compreender como fazemos uma armazenagem inteligente da energia”.
O teste de segunda vida
da Powervault vai começar em julho de 2017, com previsão de um ano de duração. As 50 unidades
em teste na Inglaterra serão distribuídas entre as residências de clientes consumidores da M&S Energy,
residências na cidade de Hyde, conjuntos habitacionais e escolas do distrito Royal Borough of Greenwich, por meio da
Solarcentury. A M&S Energy entrará em contato com os clientes elegíveis para verificar seu interesse em
participar da campanha de testes.
Campanha inovadora de crowdfounding acelera movimento
Nesta semana, a Powervault está lançando uma campanha de financiamento na plataforma Crowdcube
de financiamento coletivo, convidando investidores a adquirir uma participação nesta empresa em rápido
crescimento. O objetivo da Powervault é levantar 2,5 milhões de euros em capital (para ter condições
de participar do Programa de Investimento Empresarial – EIS – no Reino Unido), a fim de acelerar a expansão
geral da Powervault em todo o Reino Unido. Já existe um mercado consumidor de mais de 800.000 residências1 para
produtos de armazenagem de energia domiciliar, em função do grande crescimento no uso de painéis solares
no país. Mas o uso do Powervault vai muito além do uso pelos proprietários de painéis solares,
graças à sua capacidade de fazer com que uma residência receba automaticamente a energia vendida pelo
melhor preço, o que faz dele um investimento ideal visando a uma expansão no segmento de casas inteligentes,
que é já um grande mercado consumidor2.
Por meio da expansão do uso de
medidores inteligentes e aplicação de tarifas inteligentes, o Powervault pode tornar 26 milhões de residências
britânicas mais inteligentes, independentemente da presença de painéis solares, graças à
armazenagem de eletricidade nos horários em que ela é mais barata, que é posteriormente utilizada nos
horários em que ela é mais cara.
As baterias de segunda vida fazem parte da estratégia
da Powervault com o objetivo de dominar o mercado britânico de armazenagem de energia domiciliar, oferecendo o melhor
retorno sobre o investimento para os clientes. O plano de negócios da Powervault prevê vender 30.000 exemplares
até 2020, o que equivale a 15.000 baterias de veículos elétricos. Estes números podem dobrar se
o retorno sobre o investimento durante a utilização destas baterias for comprovado durante o teste.
1 Entre 2010 e 2015, mais de 842.000 painéis solares foram instalados
no Reino Unido (DECC – Departamento de Energia e Mudanças Climáticas do Reino Unido, 2015).
2 As vendas de dispositivos de energia inteligente triplicaram desde 2015,
devendo chegar a um milhão de unidades em 2018 (Delta Energy & Environment).
Sobre a
Powervault
O sistema de bateria inteligente domiciliar da Powervault permite que os usuários vivam de
forma mais inteligente, otimizando sua capacidade de armazenar e utilizar livremente a energia solar gerada e a eletricidade
fora dos horários de pico. Fundada em 2012 com a missão de conceber e fabricar o sistema de armazenagem de energia
domiciliar mais prático e acessível do Reino Unido, a Powervault transforma os proprietários de imóveis
em fornecedores de energia, torna as tarifas inteligentes mais inteligentes, reduz as contas de energia elétrica em
até 35% e torna as residências mais sustentáveis e autossuficientes.
Sobre
a Renault
O Grupo Renault fabrica automóveis desde 1898, tendo comercializado 120.000 veículos
elétricos em todo o mundo. Com presença internacional, o Grupo Renault é pioneiro no segmento de veículos
elétricos na Europa, sendo também líder naquele mercado. A cada quatro veículos elétricos
vendidos, um tem a marca Renault. A Renault é a única montadora a oferecer uma gama completa de veículos
elétricos, com os modelos ZOE, Twizy, Kangoo Z.E. e SM3 Z.E., cobrindo uma grande variedade de usos. O grupo tem a
missão de expandir a presença do segmento de veículos elétricos, para um uso em grande escala.
A inovação permanente da Renault tem o objetivo de tornar a mobilidade elétrica mais fácil e agradável
no dia-a-dia, com veículos atraentes e acessíveis, além da expansão do ecossistema da mobilidade
elétrica.
Sobre a M&S Energy
O grupo de varejo Marks & Spencer lançou
a M&S Energy em 2008, em conjunto com a SSE, uma das principais distribuidoras de energia do Reino Unido. A M&S Energy
é uma marca conhecida e que inspira confiança, oferecendo aos seus clientes gás e eletricidade por meio
de um sistema de tarifas simples e um excelente serviço de atendimento ao cliente. Assim como a M&S, a SSE defende
a responsabilidade ambiental, trabalhando pela redução das emissões de carbono e reduzindo o consumo
de energia. A SSE é a principal geradora de eletricidade no Reino Unido a partir de fontes renováveis, bem como
a maior geradora de eletricidade eólica no Reino Unido e na Irlanda. A eletricidade consumida pelos clientes da M&S
Energy conta com a garantia de origem de energias renováveis (REGO). O consumo anual de eletricidade utilizada pelos
clientes da M&S Energy corresponde a uma quantidade equivalente em eletricidade gerada por fontes hidroelétricas
de grande escala, enviada à rede nacional.
Sobre a Solarcentury
A Solarcentury
constrói sistemas solares para investidores, empresas e consumidores residenciais, com escopo de atuação
que vai de grandes projetos a residências, tendo acumulado até hoje mais de 750 MWp (megawatt-pico), por meio
da construção de mais de 1.000 instalações comerciais em todo o mundo. Também ajudamos
dezenas de milhares de residências a usufruir das vantagens da energia solar. Fundada em 1998, a Solarcentury é
uma das empresas solares mais confiáveis, respeitadas e tradicionais no mercado. Instalamos mais sistemas de energia
solar para diferentes tipos de usos que qualquer outra empresa do segmento. Viemos para ficar e nossos produtos BIPV (energia
solar fotovoltaica integrada em edifícios) receberam vários prêmios. A energia solar não é
apenas nosso ramo de atividade, é a nossa missão. Nosso compromisso para tornar a energia solar accessível
está profundamente enraizado em nosso negócio, com o objetivo de continuar em longo prazo. Nossas atividades
estão solidamente estabelecidas e crescem em todo o mundo.
Fonte: Imprensa Renault
Envie para um amigo