O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 03/06/2016
FONTE: BandNews
A conta de energia dos paranaenses deve ficar, em média, 11,5% mais barata neste mês. A redução foi anunciada pelo governo do Estado em março e deve entrar em vigor no próximo dia 24. De acordo com a Copel, esta vai ser a primeira queda no valor global da tarifa em aproximadamente dois anos, e isso por causa do corte do governo federal na CDE, a Conta de Desenvolvimento Energético. Esse encargo compõe a conta de luz e sofreu um abatimento de 31,5% em 2016 em relação a 2015.
Outro aspecto fundamental que contribui para que a energia elétrica pese menos no bolso da população é a situação dos reservatórios do país, que estão com níveis satisfatórios. É em virtude disso que a bandeira tarifária verde vai ser mantida em todo o Brasil pelo terceiro mês consecutivo. Quem explica é o gerente de Operação da Copel, Nelson Antônio Cuquel.
Continuar na bandeira verde significa que não vai haver cobrança extra na conta de energia pelo menos até o dia 30 de junho. Na prática, isso quer dizer que os consumidores deixam de arcar com R$ 4,50 a mais para cada 100 quilowatts/hora consumidos – o que acontece durante a bandeira vermelha –, ou com R$ 1,50 a cada 100 quilowatts/hora quando a bandeira é amarela. O gerente de Operação da Copel esclarece ainda que, pelo menos por enquanto, o setor não espera grandes mudanças nessa situação.
O sistema de bandeiras tarifárias começou a valer em janeiro de 2015. A indicação foi implementada pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, para compensar o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas em virtude da falta de chuvas e para e custear o acionamento das usinas termelétricas, cuja produção é mais cara. As bandeiras têm o valor determinado mês a mês. No Paraná, no último ano, a tarifa de energia chegou a subir 55%.
Envie para um amigo