Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Mais de 50 empresas líderes mundiais passam a ser 100% renováveis com a RE100

Publicado em 16/12/2015

FONTE/AUTORIA: R7 Notícias
 
A RE100, iniciativa empresarial em prol da energia elétrica sustentável, conquistou uma vitória na COP 21. Empresas como BMW Group, Coca-Cola Enterprises, International Flavors & Fragrances Inc. (IFF), Nordea Bank AB, Pearson PLC e Swiss Post se comprometeram a utilizar energia elétrica vinda 100% de fontes renováveis. A iniciativa já conta com a participação de gigantes como Microsoft, Adobe, Google e, com os novos membros passa a contabilizar 53 participantes.

Dados do The Climate Group e GDP estimam que, ao atingir a meta, as 53 empresas irão poupar cerca de 56Mt de CO2 por ano – valor semelhante às emissões do Marrocos. As entidades ainda projetam que, se 1.000 das empresas mais influentes do mundo tornarem-se 100% abastecidas por energia renovável, poderiam economizar cerca de 1.080Mt de CO2 por ano - mais do que as emissões de toda a África.

Emily Farnworth, diretora da campanha RE100 na The Climate Group, declarou: "Muitas empresas estão migrando para energia renovável num ritmo notável, e incentivando seus fornecedores e clientes a fazer o mesmo. Nossa análise das emissões de carbono e de consumo de energia elétrica do setor privado indicaram que uma migração para energia a partir de fontes renováveis poderia reduzir o CO2 global em quase 15%. Ao agir em conjunto, as empresas líderes mundiais estão criando um mercado de energia renovável próspero que ajudará a manter o aumento da temperatura global abaixo de dois graus. ”

"A campanha RE100 está enviando uma mensagem clara para Paris de que as soluções tecnológicas para enfrentar a mudança climática já existem e as empresas apoiam a migração para a energia renovável. Um acordo climático ambicioso e robusto ajudará a acelerar a migração para um futuro de 100% de energia elétrica renovável que estamos todos solicitando, completa"

As empresas estão cada vez mais reconhecendo perspectivas comerciais da energia elétrica renovável. Isso lhes permite cumprir as metas de emissões, aumentar a segurança energética, fazer economia a longo prazo e beneficiar-se com a valorização da marca.

Dr. Markus Schramm, vice-presidente sênior de Planejamento Corporativo e Estratégia de Produto da BMW Group, declarou: "O Grupo BMW está continuamente reduzindo o seu consumo de energia e intensificando seus esforços para produzir mais energia interna e utilizar energia proveniente de fontes renováveis locais. A empresa também apoia ativamente a expansão de energias renováveis. Isso nos permite aumentar nossa autonomia e rentabilidade."

Hubert Patricot, presidente Europeu da Coca-Cola Enterprises, declarou: "A mudança climática é um dos riscos materiais mais significativos para o nosso negócio. Combater alterações climáticas é também a coisa certa a ser feita para o nosso planeta. Acreditamos que a transição para uma economia de baixo carbono pode trazer benefícios econômicos significativos a longo prazo. O comprometimento com 100% de energia elétrica renovável vai nos ajudar a produzir um negócio de baixo carbono e realizar nosso compromisso mais amplo de reduzir as emissões do nosso núcleo de operações em 50 por cento até 2020. Ao trabalhar com organizações afins, como a RE100, estamos convencidos de que poderemos acelerar o ritmo da mudança."

Andreas Fibig, Chairman e CEO da International Flavors & Fragrances Inc. (IFF) declarou: "A sustentabilidade é ponto fundamental da Visão 2020 de estratégia de negócios da IFF. Estamos orgulhosos de nos unirmos a RE100 e comprometidos com o uso de energia renovável para apoiar uma economia de baixo carbono a nível mundial. Apoiamos um acordo climático ambicioso e robusto em Paris e estamos ansiosos para fazermos uma parceria com os membros da RE100 para impactar positivamente os desafios climáticos mundiais."

Gunn Wærsted, Gestora Executiva do Grupo e Diretora do Comitê de Responsabilidade Social Corporativa do Nordea Bank AB, declarou: "Como a maior empresa de serviços financeiros no Norte da Europa, a Nordea quer desempenhar um papel importante na construção do futuro das sociedades onde operamos. Isto significa contribuir para o progresso econômico sustentável através dos produtos e serviços que oferecemos e também assegurar que iremos minimizar o impacto ambiental das nossas operações. Nós trabalhamos duro para reduzir o consumo de energia em nossos escritórios e nossas operações nórdicas funcionam com 100% de energia renovável desde 2010. Estamos orgulhosos de nos unirmos agora a RE100 e nos comprometermos a abastecer o restante de nossas operações com energia elétrica renovável de agora em diante."

Coram Williams, diretora financeira da Pearson PLC, declarou: "Esta é a última geração capaz de tomar medidas significativas contra as alterações climáticas. Uma medida prática que as empresas podem tomar é adquirir energia elétrica a partir de fontes renováveis. A Pearson entrou em ação e adquirimos 100% da nossa energia elétrica global dessa maneira. Estamos satisfeitos em nos unirmos a RE100 atualmente, e acrescentarmos a nossa voz ao lado de outras empresas, podemos ajudar a mudar este importante mercado. "

Anne Wolf, diretora de sustentabilidade da Swiss Post, declarou: "A sustentabilidade é um valor essencial da visão e estratégia da Swiss Post. Com os nossos serviços na área de logística e transporte, as questões de energia e proteção climática desempenham um papel fundamental na nossa estratégia de sustentabilidade. A Swiss Post participa da iniciativa RE100 pois é totalmente abastecida por energia renovável desde 2008 - e desde 2013 por fontes de energia renováveis com o certificado 'naturemade basic’ da Suíça, sendo eólica, hídrica, biomassa e solar.

A lista de empresas que participam da campanha RE100, inclui: Adobe, Alstria, Autodesk, Aviva, Biogen, BMW Group, BROAD Group, BT Group, Coca-Cola Enterprises, Commerzbank, DSM, Elion Resources Group, Elopak, Formula E, Givaudan, Goldman Sachs, Google, H&M, IKEA Group, Infosys, International Flavors & Fragrances Inc.(IFF), J. Safra Sarasin, Johnson & Johnson, Kingspan, KPN, La Poste, Land Securities, Marks & Spencer, Mars Incorporated, Microsoft, Nestlé, Nike Inc., Nordea Bank AB, Novo Nordisk, Pearson PLC, Philips, Procter & Gamble, Proximus, RELX Group, Salesforce, SAP, SGS, Starbucks, Steelcase, Swiss Post, Swiss Re, UBS, Unilever, Vaisala, Voya Financial, Walmart, TIC e YOOX Group.

Contatos:
Beth Woodthorpe-Evans
Diretora de Mídia
The Climate Group
BWoodthorpe-Evans@theclimategroup.org 
+44 (0) 207 960 2715 | +44 (0) 7912 514445

Marie Reynolds
RE100 Diretora de Comunicações
The Climate Group MReynolds
@theclimategroup.org 
+44 (0) 207 960 2991

 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube