O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 01/09/2015
O Leilão nº 08/15, de energia de reserva, foi realizado no dia 28 de agosto, para contratação de energia de novos empreendimentos de geração a partir de fonte solar fotovoltaica, com início de suprimento em 1º de agosto de 2017. Para este leilão, o sistema de cadastramento da Empresa de Pesquisa Energética –EPE recebeu 382 inscrições de empreendimentos, cujas fichas de dados e demais documentos foram examinados no processo de habilitação técnica que antecedeu a realização do Leilão.
A maior parte dos empreendimentos inscritos e cadastrados para o leilão está na região Nordeste, dado destacado pelo relator do processo, o diretor Reive Barros, que observou a vocação da região para os empreendimentos desse tipo de fonte, bem como o potencial econômico da atividade para o desenvolvimento da região.
Após o exame de habilitação técnica, os 30 empreendimentos que venderam energia no leilão estão localizados nos estados da Bahia (12), Piauí (9), Minas Gerais (5), Paraíba (3) e Tocantins (1) e possuem potência total de 833,8 megawatts. Não houve oferta nem cadastro de empreendimentos do Estado do Paraná.
O preço médio da energia negociada ficou em R$ 301,79 por MWh (reais por megawatt-hora), o que ocasionou um deságio médio de 13,53% em relação ao preço inicial de R$ 349 por MWh.
O certame segue as diretrizes publicadas nas Portarias, 275/2015 e 69/2015 do Ministério de Minas e Energia (MME). Os documentos relativos ao leilão estão disponíveis na página da ANEEL (www.aneel.gov.br) em Espaço do Empreendedor, Editais de Geração. O resultado do leilão está disponível na página eletrônica da CCEE. O edital e documentos relacionados ao certame podem ser vistos aqui.
Envie para um amigo