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Redes de supermercado aderem à eficiência energética

Publicado em 29/07/2015

As grandes redes de supermercado no Brasil já estão adotando as medidas de eficiência energética para baixar a conta de energia. Segundo associações do setor, os custos com energia elétrica passaram a ser a segunda maior despesa em algumas redes, superando aluguel, e só atrás da folha de pagamento.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBCV), a conta de energia elétrica das redes subiu até 40% desde o fim de ano passado.
 
Ainda segundo a SBCV, redes como Extra e Pão de Açúcar passaram a adotar medidas como o uso de lâmpadas mais econômicas, o fechamento de balcões de refrigeração — com o objetivo de evitar que o frio se dissipe no ambiente —, além da automação da refrigeração e do ar condicionado. A expectativa é de que essas ações reduzam em até 25 por cento o consumo de energia nos hipermercados do grupo nos próximos trimestres.
 
O grupo atacadista Assaí também tem se adaptado à nova realidade. O estabelecimento já conta com portas nas ilhas de refrigeração em 16 lojas, e está em processo instalação do sistema em outros 11 estabelecimentos. O grupo tambéme está monitorando lojas remotamente para detectar equipamentos que mais consomem energia. A meta é chegar a uma economia de cerca de 10 por cento até dezembro. Medidas como o uso de geradores próprios nos horários de pico também foram incluídas na rotina dos mercados.
 
Atenta à realidade do setor energético, o Walmart vem investindo em projetos de eficiência energética desde 2013, com a instalação sistemas de ar-condicionado mais eficientes, troca de iluminação por lâmpadas de LED e instalação de portas nos balcões de refrigeração. Além disso, a rede também estuda instalar painéis solares em algumas lojas.
 
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