Gatos: como solucionar o problema do roubo de energia no Brasil
Publicado em 27/05/2015
Um dos maiores problemas que a atual gestão no Brasil deverá lidar é com a crise energética,
que por si só já tem vários desafios, além do já conhecido com as perdas comerciais, ou
furto de energia. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), incluindo os impostos, hoje o furto
de energia representa um prejuízo de mais de R$8 bilhões por ano ao país, ou 13,5% do total da energia
gerada. Se analisarmos regionalmente, encontramos dados ainda mais alarmantes: na Light, que atende o Rio de Janeiro e região
metropolitana, as perdas registradas na última medição (2013-2014) foram de 22,57%. Num cenário
onde o preço da energia elétrica deve subir 38,3% neste ano, de acordo com estimativa divulgada em março
pelo Banco Central, o fantasma que assola o setor é de que, com esta correção de tarifa, aumente ainda
mais o índice de perdas comerciais não técnicas, os chamados “gatos”.
Enquanto o estimulo à economia de energia ainda é feito, as tarifas seguem aumentando, resultado dos custos
repassados ao consumidor das usinas termelétricas que foram acionadas devido ao período de estiagem, e que representam
uma energia mais cara para ser produzida. Ainda de acordo com o Banco Central, a estimativa de alta no preço da energia
elétrica é também reflexo do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento
que foram contratadas em 2014 – ao todo, a Aneel autorizou o reajuste das tarifas de 58 das 63 distribuidoras de energia
do país. O reajuste que chegou ao consumidor nas contas de energia, no fim de março, deve fazer aumentar a inadimplência
e, consequentemente, também o roubo de energia a partir da segunda metade de 2015, época quando os inadimplentes
passarão a ter seu fornecimento de energia suspenso.
Pensando em solucionar o problema de roubo de energia em uma das cidades mais populosas do mundo, bem como construir
uma plataforma para Smart Grid que possibilite o uso de outras aplicações, a Silver Spring Networks foi escolhida
pela Comisión Federal de Electricidad (CFE) para o projeto ‘Reducción de Perdidas de Energía en
Distribución (Projetos de redução de perdas na distribuição) de redes inteligentes no Distrito
Central da Cidade do México. De acordo com a CFE, quase 15% de sua produção total de eletricidade em
2013 foi perdida devido a furto ou inadimplência, e, em algumas áreas da Cidade do México, essa taxa aumenta
para até 35%.
Para ajudar a superar esses desafios, a Silver Spring está introduzindo uma solução de rede e software
no nível do gabinete e uma rede IPv6 multi-serviços com suíte de software UtilityIQ para conectar e gerenciar
os medidores individualmente nos gabinetes. Isso permitirá à CFE reduzir perdas não técnicas,
aumentar a precisão do faturamento, implantar operações remotas de corte e religamento, ajudando a garantir
a entrega segura do abastecimento de energia para seus clientes.
No Brasil, algumas distrubuidoras já iniciaram a implementação de uma solução similar
para perdas com uso de medição centralizada e externalizada, porém ainda com algumas limitações
de funcionalidades e na tecnologia de rede. Certamente, um programa semelhante pode ser a resposta aos problemas de roubo
de energia no Brasil, principalmente em um cenário com os mencionados aumentos nas tarifas e a tendência de aumento
na inadimplência e fraude.
A adoção proativa para assegurar o correto uso da energia elétrica é de suma importância,
uma vez que não combater estas práticas significa não evitar que os estes indicadores afetem ainda mais
o setor. A implantação de uma rede de gerenciamento inteligente e avançada, associada à qualidade
da tecnologia, permitiria funções mais avançadas, como suporte à implantação de
tarifas horárias e sistemas de pré-pagamento, aplicações de automação da distribuição
e automação da iluminação pública incluindo a medição da energia efetivamente
consumida e mecanismos de detecção remota e alarme de problemas.
A plataforma IP robusta e escalável para grandes quantidades introduziu as referidas aplicações
na área da medição, incluindo funções para cliente pré-pago e pós-pago, permitindo
a gestão de energia sob demanda, além de melhorar o centro operacional ao detectar automaticamente problemas
na rede elétrica, até a operacionalização da tarifa branca – que permitirá ao consumidor
uma redução na sua conta de energia elétrica, mudando seus hábitos de consumo.
Também a implementação de uma rede inteligente poderá permitir a supervisão e o controle
necessários à adoção de micro ou mini geração distribuída através
de fontes renováveis, como painéis solares, de forma a buscar alternativas de equilíbrio entre a constante
ampliação do consumo e os desafios para implantação das gerações de grande escala.
Todas estas melhorias devem beneficiar não somente as empresas energéticas a conter perdas, mas também
e principalmente os consumidores, uma vez que são eles os principais onerados pela energia que é roubada. No
final, tudo se resume a melhorar a qualidade e disponibilidade da energia entregue ao consumidor e a eficientização
de seu uso , com o objetivo final para um bem maior: evitar que a energia venha nos faltar.
Informação de: Tn Sustentável
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