O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 25/02/2015
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) divulgou dados inéditos que apontam para o Brasil um potencial de geração de energia elétrica de 1,3 GW a partir de resíduos sólidos urbanos. A adição deste número representaria um fornecimento extra de cerca de 932.000 MWh/mês, o suficiente para abastecer 6 milhões de residências.
“Essa é uma estimativa bastante conservadora, que considera o potencial de geração de eletricidade a partir do biogás gerado pelos aterros sanitários, bem como a recuperação energética dos rejeitos. Trata-se de uma energia limpa e renovável”, destacou o diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho.
O levantamento da entidade mostra que, se os resíduos sólidos urbanos gerados no Brasil tivessem uma destinação final adequada em aterros sanitários, seria possível gerar até 536 MW de energia a partir do biogás produzido. Na maioria dos aterros em operação no Brasil, esse gás hoje é apenas captado e queimado, portanto, sem qualquer tipo de exploração do seu potencial energético.
Outra opção é gerar energia por meio da recuperação energética de rejeitos, ou seja, através do tratamento térmico do material que não pode ser reaproveitado ou reciclado. Neste caso, o potencial chega a 742 MW, segundo a Abrelpe.
O processo de recuperação energética de rejeitos já é amplamente usado em diversos países, como os Estados Unidos e Japão, bem como em nações da Europa. “Trata-se de uma alternativa viável principalmente para centros urbanos que não dispõem de áreas para a instalação de aterros sanitários”, concluiu o executivo.
Informação de: PetroNotícias
Envie para um amigo