O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 25/02/2015
A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava) apresentou propostas para elevar a geração termossolar no Brasil. Em meio a um contexto de insegurança e alta demanda energética, a Abrava aposta nos aquecedores solares para lidar com o aquecimento de água em residências e também nos setores comercial, industrial e de serviços. A indicação, segundo a associação, se dá por conta de seus impactos sociais mais amenos, e também para poder concentrar o uso de energia de “fontes tradicionais” para “usos mais nobres”.
A primeira proposta pede pela adoção de um programa que motive e incentive a aquisição de aquecedores solares, com medidas como a redução de preço para o uso de energia em aquecimento de água e maior adimplência em financiamentos de programas habitacionais. Já a segunda quer a instalação de sistemas de aquecimento solar em novas residências. Um dos caminhos apontados é implantar o sistema em todas as Unidades Habitacionais do Programa “Minha Casa, Minha Vida”, além de criar benefícios para casas ligadas a programas do governo que adotarem esse tipo de energia.
A última ideia sugerida pela Abrava é liberar recursos e criar linhas de créditos com taxas atrativas para quem implantar o sistema em seus estabelecimentos. Esse tipo de incentivo se daria a partir dos bancos oficiais, que disponibilizariam linhas de crédito especiais para a aquisição de aquecedores e liberariam recursos específicos do fundo de garantia para trabalhadores com menos de três salários mínimos de renda.
Informação de: PetroNotícias
Envie para um amigo