O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 25/02/2015
A Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) expande o uso de biomassa como fonte de energia em suas operações no Brasil e também na América Central. De 2011 a 2014, a utilização desta fonte aumentou aproximadamente 8% e hoje representa 37,2% do total. O objetivo da companhia é ter 40% da sua matriz energética calorífica composta por diversos tipos de biomassa até o final de 2017.
Atualmente, nove fábricas da Ambev no Brasil substituiram o combustível fóssil por biomassa. São elas, Lages (SC), Viamão (RS), Equatorial (MA), Cuiabá (MT), Cebrasa (GO), Agudos (SP), Teresina (PI), Juatuba (MG) e Itapissuma (PE). No Piauí e no Maranhão, as caldeiras queimam a casca do coco de babaçu. Em Viamão, o combustível é a casca do arroz. E, nas demais unidades, o produto é o cavaco de madeira. Em algumas fábricas, como as de Agudos (SP) e Juatuba (MG), 100% do vapor é gerado com esta fonte de energia renovável. Tanto em Ponta Grossa, no Paraná, quanto Uberlândia, em Minas Gerais, a geração de energia calorífica por meio de biomassa corresponderá a 95% do consumo de combustível das fábricas.
A empresa vai exportar a tecnologia sustentável do uso da biomassa para a sua fábrica na República Dominicana, na América Central. A empresa acaba de inaugurar no país uma planta de geração de vapor a base da queima de bagaço de malte desidratado. Com isso, 27% do gás consumido na fábrica foi substituído por biomassa. A caldeira instalada na unidade tem capacidade para gerar 12 toneladas de vapor saturado por hora, o equivalente a 600 quilowatts de energia. “Em paralelo ao intenso trabalho que fazemos para reduzir o consumo de água em nossas fábricas, também temos nos empenhado muito para diminuir a emissão de CO2 das nossas operações. O uso de um produto de origem renovável em vez de combustíveis fósseis vai ao encontro dos nossos objetivos e ainda nos permite contribuir com a geração de renda de famílias que vivem da venda de biomassa”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev.
No mesmo período de transição de combustível nas fábricas, a companhia conseguiu reduzir 9% do uso de combustível fóssil. A utilização de biomassa permitiu que, apenas no ano de 2013, a companhia deixasse de lançar 24 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Esta quantidade corresponde ao volume de CO2 absorvido por 147 mil árvores.
Informação de: Página Sustentável
Envie para um amigo