O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/01/2015
Apesar da queda do volume de cana-de-açúcar moída no Centro-Sul brasileiro, a cogeração de energia elétrica originária de seu bagaço e outras biomassas nos primeiros 13 dias de 2015 mais que dobrou em comparação ao mesmo período no ano passado. Ao todo, a produção acumuluou cerca de 783 megawatts médios, um valor 107% maior do que em 2014. Da geração total, 90% veio das usinas de cana.
A tendência, porém, é que as usinas não consigam manter esse nível de geração ao longo do ano, já que ela decorreu principalmente de estoques de matéria-prima armazenados durante 2014. A desaceleração econômica do segmento traz dúvidas sobre o quão dispostos estarão os agentes deste mercado para movimentá-lo. A expectativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é de que a capacidade de geração cresça em 531,4 megawatts em 2015, algo por volta de 4% a mais do que no último ano. A Aneel ainda fez alterações a fim de tornar os investimentos no setor mais atrativos, mas ainda há uma grande dúvida sobre o quanto os negócios serão viáveis para as usinas.
Em abril, haverá um leilão exclusivo de biomassa. Lançado pelo governo, reunirá 40 projetos de geração de energia através de biomassa, tendo juntas uma capacidade total de 2,067 mil megawatts.
Informação de: Petro Notícias
Envie para um amigo