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Publicado em 15/12/2014
As ações realizadas para o setor de energia em 2014 muito se alinham com as proposições do Projeto das Rotas Estratégicas - Roadmapping de Energia. Esse projeto foi criado em 2005 pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL com o objetivo de desenvolver e fortalecer a indústria paranaense. E passou a ser articulado entre os setores industrial, acadêmico e governamental no ano de 2011 com o intuito de buscar alinhamento e concretização das ações elencadas para cada visão de futuro idealizada para o setor de energia.
O Ano de 2014, no Paraná, foi importante principalmente para duas visões de futuro listadas na Rota Estratégica de Energia, a que trata sobre “soluções em energia a partir de biomassa” e também a que aborda a questão sobre “energia e logística sustentáveis para o transporte”.
No primeiro caso, o estado avançou muito nas questões do biogás. Na região de Toledo, por exemplo, foi firmada uma parceria entre prefeitura, empresas privadas, e a Compagas para produção em escala desse energético. Essa parceria tem como projeto-piloto o Condomínio de Lageado Grande, que conta com 40 propriedades rurais e tem uma produção estimada de 5 mil metros cúbicos/dia de biogás e 3.300 metros cúbicos de biometano/dia. Além disso, outros dois projetos relacionados ao biogás estão em andamento no município. A Compagas tem papel importante como comercializadora garantindo um valor mínimo para compra do biogás dos produtores de 80% do valor que atualmente a companhia paga pelo gás natural. Ler na íntegra.
A Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) e a Cattalini Bioenergia acertaram a criação de uma nova empresa, a CS Bioenergia S.A, que vai explorar e dar destinação final ao lodo gerado nas estações de tratamento de esgoto. O objetivo é a produção de biogás e geração de energia. O investimento será de R$ 55 milhões para a construção de uma planta de biogás que deve ficar pronta em 2015. Ler na íntegra.
O potencial do uso do biogás obtido a partir de dejetos de animais também motivou a Copel a investir R$ 14
milhões na construção de um biogasoduto de 72 quilômetros em Entre Rios do Oeste, no Oeste do estado,
para viabilizar a geração de energia. A região é pioneira no uso da tecnologia de biodigestores
para a produção de gás e já tem um projeto-piloto de gasoduto instalado com apoio da Itaipu na
cidade de Marechal Cândido Rondon. O gasoduto fará a coleta e o transporte de todo o biogás gerado inicialmente
em 63 propriedades agrícolas no oeste do Paraná. O produto seguirá pela tubulação até
uma microcentral para beneficiamento do biogás. Ler
na íntegra.
Além disso, as questões regulatórias do biogás estão caminhando no âmbito nacional. Há uma proposta em tramitação na Câmara dos Deputados, que estabelece normas para geração, transporte, filtragem, estocagem e geração de energia elétrica, térmica e automotiva com biogás. As regras constam do Projeto de Lei 6559/13, do deputado Pedro Uczai (PT-SC) e se referem especificamente à exploração das atividades econômicas de geração de energias com biogás originado do tratamento sanitário de resíduos e efluentes orgânicos, em especial os gerados em atividades de produção agropecuária e agroindustrial dos quais tratam a Lei 12.187/09. Ler na íntegra.
Já com relação à visão de futuro referente à “energia e logística sustentáveis para o transporte”, Curitiba mais uma vez vem mostrando que é modelo de cidade sustentável com várias iniciativas de veículos movidos a partir de fontes energéticas alternativas. O projeto Curitiba Eco-elétrico, por exemplo, dispõe de 10 automóveis e três micro-ônibus movidos à eletricidade e é considerada a maior frota do gênero usada em serviço público no país. Os órgãos públicos utilizam esses veículos para fazer a patrulha de parques, zoológicos e praças, e em atividades culturais. Ler na íntegra.
Também dois primeiros ônibus com tração 100% elétrica, os BIOBUS, começaram a operar na linha Curitiba-São José dos Pinhais em março desse ano. Um marco, uma vez que os novos ônibus têm o mais baixo índice de poluição ao meio ambiente porque não utilizarem baterias que necessitem de reciclagem. A direção elétrica traz maior segurança e conforto ao motorista e aos passageiros, além de ser de fácil manuseio e manutenção. Ler na íntegra.
E mais recentemente, a empresa Scania e a Itaipu Binacional anunciaram o primeiro ônibus movido a biometano do mundo. O veículo emite 70% menos poluentes do que um similar movido a diesel. O uso do biometano como combustível pode representar o futuro em termos de conservação ambiental. Ele é o resultado da purificação do gás gerado a partir da decomposição de matéria orgânica. No caso do ônibus de Itaipu, o gás foi produzido na Granja Haack, em Santa Helena (PR), a partir de dejetos de aves. Ler na íntegra.
O trabalho proposto no projeto de Articulação da Rota Estratégica - Roadmapping Energia 2015, é um convite à transformação de ações estratégicas de futuro em realidade. O monitoramento de ações concretizadas, ou, em andamento, incentiva a agenda dos grupos de trabalho, constituídos em formato multi institucional, com objetivo de acelerar resultados. Acompanhe as principais notícias do setor de energia nesse Blog: https://www.fiepr.org.br/observatorios/energia/
Informação de: Observatórios Sesi/Senai/IEL
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