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Publicado em 24/11/2014
A economia de energia constatada de um ônibus movido à diesel utilizado como “sombra” e um E-bus, primeiro ônibus elétrico brasileiro movido 100% a baterias, chegou a 82% menos energia utilizada. O ônibus é resultado de uma parceria das japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation e Eletra.
Os testes realizados nos meses entre março e agosto deste ano, no corredor ABD da EMTU, região metropolitana de São Paulo, foram feitos com os ônibus à diesel e a bateria lado a lado. Os gastos de combustível foram transformados em gastos de kWh e comprovaram, ainda, que o sistema de frenagem foi responsável pelo suprimento médio de 33% da carga utilizada pelo veículo.
Os KERS (“frenagem regenerativa”), velhos conhecidos dos fãs de Fórmula 1, permite que quando o freio é acionado, o motor elétrico vire um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.
O gasto apresentado pelo E-bus em 23,6 quilômetros em um percurso de ida e volta foi bastante próximo ao de dez chuveiros elétricos ligados durante uma hora. Financeiramente, a economia gerou um gasto 56% inferior ao custo do “sombra”. A eficiência energética foi superior no ônibus da Eletra, consumindo 72% menos energia para percorrer a mesma distância, mesmo ficando com um peso médio em operação de 9.175 kg superior ao do “sombra”.
A recarga total das 14 baterias utilizadas pelo ônibus é feita em apenas três horas, garantindo viagens de até 200 quilômetros. Há ainda uma opção de recarga rápida, feita em cinco minutos, que garante mais 11 quilômetros percorridos. A emissão de gases poluentes é zero.
Informação de: Petro Notícias
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