O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 18/11/2014
Com ampla participação na matriz elétrica brasileira, a fonte eólica de energia ganha uma nova ferramenta de informação. A Empresa de Pesquisa Elétrica – EPE, lançou na primeira semana de novembro um endereço eletrônico (https://sistemas.epe.gov.br/AMADVP/) que contém um abrangente conjunto de informações geradas por diversos parques eólicos atualmente em operação no Brasil.
O espaço será uma espécie de banco de dados que reúne informações históricas de temperatura, umidade relativa do ar, velocidade média e permanência de velocidade do vento. Esses dados são compilados a partir de estações de medição instaladas em 180 parques eólicos no Rio Grande do Norte (73), Bahia (51), Ceará (28) e Rio Grande do Sul (28). Cada uma dessas 180 estações encaminha quinzenalmente à EPE um volume de informações, apuradas a cada 10 minutos, que supera 41 mil registros. São quase de 15 milhões de registros por mês. Os dados cobrem um período de janeiro de 2012 a junho de 2013 – prazo este que será ampliado gradativamente.
Para os investidores do setor de energia eólica essa nova ferramenta é um passo importante para que, no futuro, os modelos de planejamento consigam mensurar melhor os benefícios da operação conjunta de parques eólicos e usinas hidrelétricas, duas fontes sazonais.
Informação de: Ambiente Energia
Envie para um amigo