O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 06/11/2014
Durante os dias 6 e 7 de novembro, representantes do Senai estarão em Okayama, no Japão, apresentando o Núcleo Senai de Sustentabilidade durante a 9ª Conferência Global RCE – Regional Centre of Expertise. O projeto é um dos finalistas do RCE Awards 2014, premiação da Universidade das Nações Unidas (UNU-IAS) que reconhece projetos de destaque na Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD), que tenham sido implementados de forma colaborativa para priorizar questões locias de sustentabilidade.
Com a proposta de aumentar a consciência ESD através da construção e aplicações de tecnologias sustentáveis, o Núcleo Senai de Sustentabilidade estará representando a RCE Curitiba-PR na Conferência. O RCE Curitiba foi o primeiro a ser instituído na América Latina e desde 2007, vem fomentando ações de ESD no Paraná junto aos seus parceiros, que atuam de maneira voluntária. O Senai no Paraná é um dos integrantes desse RCE, junto a diversas universidade e instituições que atuam no Estado.
Para o diretor do Senai no Paraná, Marco Secco, este reconhecimento é resultado de todo o trabalho envolvido na implantação do Núcleo. “Estamos vivendo a década da sustentabilidade. Nosso objetivo principal é fortalecer a educação profissional, sem esquecer a tecnologia aplicada à sustentabilidade, pois acreditamos que através da educação podemos contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável. O Núcleo Senai de Sustentabilidade foi criado com esse pensamento, e é fruto de um árduo trabalho nosso e dos nossos parceiros que contribuíram para que a ideia saísse do papel”, explica o diretor.
Desde a criação do prêmio, em 2012, mais de 50 projetos foram reconhecidos e receberam o certificado da UNU-IAS. Neste ano, além do Núcleo de Sustentabilidade, outros 30 projetos que enfrentam o desafio da sustentabilidade regional através de parcerias e aprendizagem dos múltiplos stakeholders da comunidade foram selecionados.
9ª Conferência Global RCE – Realizada de 4 a 7 de novembro, a Conferência marca o último ano da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (DEDS: 2005-2014). Durante o evento, serão discutidos as conquistas e desafios dos RCEs, com o objetivo de planejar ações para os próximos anos. É uma das principais reuniões que antecedem a Conferência Mundial da UNESCO sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece nos dias 8 a 10 de novembro, em Aichi-Nagoya.
Núcleo Senai de Sustentabilidade – Inaugurado em agosto de 2013, o Núcleo é um espaço onde as indústrias e comunidade podem conhecer as novas tecnologias sustentáveis aplicadas à construção civil, energia e meio ambiente implementadas na prática. Localizado em Curitiba, oferece aos visitantes conceitos e informações sobre atitudes ecologicamente corretas de forma totalmente interativa. Através do recurso de realidade aumentada, que cria a sobreposição de objetos virtuais tridimensionais em um ambiente real e que são visíveis através de um tablet, os visitantes podem conhecer como foram produzidos os elementos sustentáveis da construção.
Partindo da inciativa de desenvolver ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, o Núcleo foi todo construído com a tecnologia Wood Frame, sistema construtivo a seco importado da Alemanha e desenvolvido no Brasil pela empresa Tecverde, em parceria com o Senai. Além do sistema construtivo, outras tecnologias sustentáveis, desenvolvidas por empresas parceiras do Senai, estão presentes e podem ser conhecidas através da realidade aumentada. Entre elas estão o telhado verde, para controle de temperatura; reaproveitamento da água da chuva; iluminação em LED; geração de energia fotovoltaica, torneiras com controle de vazão e descargas econômicas. A gestão das tecnologias é feita através de um sistema de automação residencial (domótica), que proporciona a análise e o monitoramento online da geração de energia renovável, através de consultas interativas.
Informação de: Agência FIEP
Envie para um amigo