O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 03/11/2014
Uma instituição que já se destaca na defesa do meio ambiente ganha a partir do dia 30 de outubro mais uma ferramenta na preservação dos recursos naturais. Serão inauguradas os primeiros sistemas de captação de energia solar do Projeto Tamar de Florianópolis, na Barra da Lagoa.
O Selo Solar, um certificado conferido a instituições que utilizam a energia alternativa, também será conferido à organização.
Os dois sistemas de captação - um de 1,96 kWp, e o outro de 1 kWp de potência - foram instalados sobre o Centro de Visitantes do Projeto Tamar. O local recebe 150 mil pessoas por ano, sendo as crianças uma parte considerável, o que dá uma função pedagógica às instalações, como explica a coordenadora regional da Fundação Pró-Tamar SC, Juçara Wanderlinde:
- Nas visitas monitoradas, são abordados pontos como o lixo, o ambiente marinho, a pesca e, a partir de agora, também a produção de energia limpa. Além da economia, ajuda na divulgação de algo tão importante. A segunda placa já está sendo montada desde o mês passado e, embora as tartarugas continuem chamando a atenção das crianças, nos surpreendemos com a curiosidade delas.
SC terá o segundo Selo Solar do país
O sistema de 1kWp foi doado pela UFSC, enquanto o de 1,96kWp, pela Tractebel. O projeto ainda teve apoio do Grupo Fotovoltaica-UFSC e do Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal). Para Mauro Passos, presidente do instituto, a energia solar representa um avanço tanto na questão da preservação ambiental quanto na autonomia do consumidor.
- É a única fonte capaz de gerar energia no mesmo lugar em que se consome, sem depender de redes transmissão. Além disso, é um sistema simples, que não requer manutenção complexa e pode ser operado com pouco conhecimento técnico - explica Passos.
O Selo Solar foi criado em 2012 pelo Ideal e pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), com apoio de instituições alemãs focadas no desenvolvimento sustentável.
A certificação reconhece instituições que consomem um valor mínimo anual de eletricidade. O Tamar de Florianópolis será a segunda instituição do país a receber o selo. O único que possui a certificação até o momento é a sede do Tamar na Praia do Forte, na Bahia.
Informação de: Diário Catarinense
Envie para um amigo