O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 12/05/2014
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) planeja realizar uma reunião com o BNDES para discutir uma linha de financiamento para projetos de usinas solares fotovoltaicas no país. O objetivo é viabilizar a participação desses empreendimentos no próximo leilão de energia de reserva, que está em estudo e deve ser realizado no segundo semestre.
"Falei com o presidente do BNDES [Luciano Coutinho]. Estamos combinando uma reunião sobre as condições de financiamento para este leilão", afirmou Maurício Tolmasquim, presidente da EPE.
A ideia, segundo o executivo, é criar um mecanismo de financiamento para usinas solares que permita a nacionalização gradativamente dessa indústria. "Ou seja, no início, deixar importar [equipamentos], mas com a meta de, pouco a pouco, ir nacionalizando, fazendo o painel [fotovoltaico] aqui no Brasil", completou Tolmasquim.
Ele reafirmou que a EPE prevê a contratação de uma capacidade instalada da ordem de 3.500 megawatts (MW) de projetos solares nos leilões de energia, de 2014 a 2018.
"A energia solar tem um potencial de crescimento no país muito grande. Acredito que vai acontecer com a solar o mesmo fenômeno que aconteceu com a eólica. No início, é um preço mais alto, mas a tendência de queda de preços é muito grande", afirmou ele.
Informação de: Idea Online
Envie para um amigo