O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 06/05/2014
A equipe "EcoVeículo", da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), conquistou o terceiro lugar na Shell Eco-marathon Américas, a maior competição estudantil de eficiência energética do mundo, na categoria bateria elétrica, com a marca de 264,44 quilômetros percorridos por kilowatt/hora – o que equivale a percorrer a distância entre Curitiba (PR) e Florianópolis (SC) com uma única bateria.
Esta é a terceira vez consecutiva que a equipe participa da competição, que aconteceu em Houston (EUA) entre os dias 25 e 27 de abril. O evento reuniu mais de 100 equipes vindas dos Estados Unidos, Canadá, México e Guatemala.
O primeiro lugar da categoria bateria elétrica foi conquistado pela escola Master Dei, dos Estados Unidos, com a marca de 864 quilômetros por kilowatt/hora. Os participantes criaram protótipos com veículos movidos a hidrogênio, bateria elétrica, gasolina, diesel, GTL (gás para líquido) e etanol.
A Universidade Federal de Santa Catarina e a sua equipe "e3", ficaram na 15ª colocação na modalidade de protótipos movidos à gasolina. As duas equipes "ECOFET" da CEFET-MG não pontuaram, assim como a "MecMack" da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.
O objetivo da categoria era que o automóvel alcance a maior distância possível gastando menos energia que os concorrentes. Segundo a equipe, o protótipo desenvolvido na UFSC teve um investimento de mais de R$ 15 mil.
O recorde da Shell Eco-marathon Américas 2014 foi atingido pela equipe da Universidade de Laval, do Canadá, que participou na categoria gasolina e percorreu 1.200 quilômetros com apenas um litro do combustível.
Informação de: BAND
Envie para um amigo