O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 05/05/2014
A Intel anunciou no dia 30 de abril a instalação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro com foco no desenvolvimento de soluções utilizando tecnologias de computação de alto desempenho (HPC - High Performance Computing, na sigla em inglês), Big Data e Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês). As pesquisas desenvolvidas irão englobar as áreas de petróleo e gás e cidades inteligentes.
A iniciativa é resultado de uma parceria da Intel com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Governo do Estado - consequência do acordo de cooperação com o Governo Federal anunciado em 2013. No acordo, alinhado ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), a empresa oficializou o investimento de R$ 300 milhões em Pesquisa, Desenvolvimento, e Inovação (PD&I) no período de cinco anos.
“A ideia é democratizar o acesso de empresas brasileiras a computação de alto desempenho. Acreditamos que isso pode ser um fator fundamental para o desenvolvimento da economia do país”, destaca o diretor executivo de Estratégia e Inovação da Intel Brasil, Fernando Martins.
O Centro também promoverá qualificação em HPC, fundamental para a exploração do pré-sal, e soluções que agregam inteligência na nuvem a serviços públicos e privados. As atividades englobam ainda o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas e universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento.
Inicialmente, a hospedagem do empreendimento ficará a cargo da empresa brasileira de infraestrutura de TI, AMT, que abriga um Data Center. A Intel acredita que a aliança com uma empresa nacional permitirá a transferência de tecnologia no estabelecimento de um centro de conhecimento e treinamento dos serviçosem HPC& Big Data.
A escolha do Rio de Janeiro como sede do Centro de Inovação foi influenciada pela forte presença de empresas do segmento de óleo e gás, que fazem uso constante das tecnologias abordadas. “O Rio de Janeiro é uma aposta natural para as tecnologias alvo de HPC, Big Data e Internet das Coisas, já que conta com uma das maiores infraestruturas de computação e comunicação do país, e com um ecossistema local de desenvolvedores”, afirma o diretor de Inovação da Intel no Brasil, Max Leite. “Além disso, desafios como sediar as Olimpíadas de 2016 demandam soluções novas para apresentar uma cidade inteligente”, concluiu.
O espaço do Centro de Inovação oferecerá sistemas de hardware e software de última geração, com os processadores e softwares considerados o estado-da-arte e desenvolvidos pelo Intel Labs. O espaço contará com três áreas: uma dedicada aos sistemas para uso das empresas em Provas de Conceito (PoCs) e Projetos-Piloto; outra para o desenvolvimento de projetos de universidades e centros de pesquisa apoiados pela Intel no país; e uma terceira para incubar startups e fomentar o surgimento de novos produtos ou serviços para o mercado brasileiro via o empreendedorismo.
Informação de: Ascom Intel
Envie para um amigo