Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ônibus com tração elétrica começam a circular na linha São José dos Pinhais-Curitiba

Publicado em 28/03/2014

Os dois primeiros ônibus com tração 100% elétrica, os BIOBUS, começaram a operar na linha Curitiba-São José dos Pinhais no dia 27. O prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim; o diretor-geral da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano do Paraná, João Carlos Ortega; o diretor de Transportes da Coordenação da Região Metropolitana (Comec), Carlos do Rego Almeida Filho, empresários da Auto Viação São José e jornalistas participaram da viagem inaugural. “O Biobus inova mais uma vez no País os serviços de transportes públicos. É um marco porque é econômico, polui menos, dá mais segurança e conforto à população”, disse Ortega. 

Os modelos ficarão à disposição da população durante seis meses, em um período de testes sem custo para o governo do estado ou para a empresa responsável pela operação.

Com capacidade para 70 pessoas cada um, os ônibus saem da Praça Pedro Moro, próximo ao centro de São José dos Pinhais e seguem até o terminal do Guadalupe, em Curitiba, em linha não integrada, parando nos pontos dos ônibus convencionais. De acordo com a prefeitura de São José dos Pinhais, os ônibus irão circular, em média, 300 km por dia e transportarão 700 pessoas nesse período. 

A empresa fabricante é a chinesa SCR Times Eletric Vehicle Ltda, da Província de Hunan, China. O novo ônibus tem o mais baixo índice de poluição ao meio ambiente porque não usa bateria que necessite de reciclagem. A direção elétrica traz maior segurança e conforto ao motorista e aos passageiros, além de ser de fácil manuseio e manutenção. “Um transporte de primeira qualidade, com maior conforto e respeito à população”, disse Carlos do Rego Almeida, da Comec. 

MAIS CONFORTO - O motorista da primeira viagem do ônibus, instrutor de motoristas há quatro anos e há seis atrás de volantes de ônibus convencionais, Juarez Ferreira de Souza, diz que, no momento, treina seis motoristas, mas que há uma disputa interna entre os profissionais para trabalhar no veículo. “Todos querem dirigir este ônibus, porque é mais confortável, silencioso, seguro e, ao final da jornada, tem-se a impressão de não se ter trabalhado”, disse ele. 

Os dois primeiros ônibus foram apresentados em meados deste mês pelo governador Beto Richa, junto com o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, e o presidente da Comec, Rui Hara. Os veículos fazem parte de um pacote de medidas para a mobilidade para a Região Metropolitana de Curitiba, que envolve a liberação de recursos para implantação de ciclovias nos municípios, licitação para implantação de faixas exclusivas para ônibus na RMC e recursos para reforma do terminal Cachoeira, de Almirante Tamandaré. 

Expectativa

Segundo a Auto Viação São José – empresa responsável pela operação da linha entre o Terminal Central de São José dos Pinhais e o Terminal do Guadalupe, em Curitiba – a expectativa é de que o consumo de diesel seja 30% menor do que em veículos similares, pois o gerador ficaria desligado por mais de 50% da viagem.

O custo dos veículos não foi divulgado, mas a Auto Viação São José informou que a intenção da empresa com o empréstimo dos veículos é analisar o benefício de custo operacional deles e, sendo o caso, produzi-los no Brasil. Essa não é a única companhia chinesa a adotar essa estratégia no Brasil. Antes dela, a BYD já havia anunciado período de testes de seus ônibus elétricos em Palmas (TO) e a Sunglong Bus em Juiz de Fora (MG).

A prefeitura de São José dos Pinhais, o governo do Estado e a empresa afirmaram que a utilização dos novos veículos não trará custos adicionais à tarifa paga pelos usuários.

Essa ação conjunta entre prefeitura e governo encontra-se alinhada com a Visão de Futuro de número 5 da Rota de Energia que aborda a questão da “Energia e logística sustentáveis para o transporte”. Dentro do fator crítico dedicado a políticas públicas encontra-se uma ação que visa exatamente o incentivo de estudos e propostas para uma logística de transporte energeticamente eficiente.

Conheça outras ações estruturantes para o setor de energia no Roadmapping da Rota Estratégica desse setor

Informação de: Agência de Notícias do Paraná

 

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube