O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 13/01/2014
No dia 10 de janeiro, a Copel energizou duas linhas de alta-tensão que servirão ao fornecimento exclusivo de energia para a Arena da Baixada, local que vai receber alguns jogos da Copa do Mundo em Curitiba. Com um investimento que chega R$ 1,2 milhão, a dupla alimentação do estádio é uma das 30 obras prioritárias da Copel para garantir a qualidade do fornecimento de energia em Curitiba e nos principais destinos turísticos do Paraná durante e após a Copa do Mundo.
Os empreendimentos incluem novas linhas de distribuição, construção e reforma de subestações, aquisição de geradores e subestações móveis, automatização da rede elétrica e substituição de cabos nus por redes compactas, que são mais resistentes ao contato de galhos. Com um investimento total de cerca de R$ 300 milhões, o evento deixará para Curitiba e região metropolitana um legado de benefícios.
A presença de dois alimentadores independentes é uma exigência da Fifa e praticamente elimina a possibilidade de falta de energia durante as partidas. No Arena da Baixada, as obras incluíram a construção de uma linha de 13,8 mil volts proveniente da subestação Parolin, a três quilômetros do estádio, e o enterramento de 200 metros da linha existente entre a subestação Batel e o estádio, no mesmo nível de tensão. O investimento incluiu ainda obras de modernização nas duas subestações.
O programa de obras para a Copa do Mundo prevê também a construção de um total de 13 novas linhas de distribuição de energia na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, oferecendo, sempre que necessário, alternativas de fornecimento a locais que até então contavam com apenas uma fonte de alimentação.
Até abril, a companhia também terá concluído a construção de oito novas subestações transformadoras de energia e a reforma de outras cinco unidades em Curitiba e cidades vizinhas. Já concluídas, a construção da subestação Afonso Pena, em São José dos Pinhais, e a modernização da subestação Aeroporto, em Foz do Iguaçu, garantem um expressivo reforço na disponibilidade de energia elétrica para estas cidades e nos níveis de qualidade e confiabilidade dos serviços para os terminais aéreos dos dois principais destinos turísticos do Paraná.
A Copel adquiriu ainda cinco novas subestações móveis e dois geradores móveis a diesel, disponíveis para ocasiões em que houver necessidade de garantia e confiabilidade extrema no fornecimento de energia para qualquer região do estado, ou para serem utilizados em situações de emergência.
Informação de: CanalEnergia
Envie para um amigo