O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 09/01/2014
A Universidade Federal de Goiás inaugurou no dia 09 de dezembro de 2013, na Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos, o Centro de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar.
“A produção de etanol e açúcar tornou-se, nos últimos cinco anos, uma das principais atividades agroindustriais do Estado de Goiás, com dezenas de usinas instaladas em todo território goiano. Daí a pertinência da iniciativa da UFG, em convênio com a Petrobras, buscando produzir conhecimento que, aplicado à produção, venha aumentar a competitividade da indústria sucroalcooleira goiana”, disse o governador de Goiás, Marconi Perillo, na solenidade.
O estado de Goiás já é o 2° produtor de açúcar e de etanol do Brasil. Produz, hoje, mais açúcar e álcool do que todos os estados nordestinos juntos. O Centro de Melhoramento foi construído com recursos da Petrobras, como parte integrante do projeto “Biotecnologia e Genômica aplicada ao melhoramento genérico de cana-de-açúcar”, sob a coordenação do professor Américo José dos Santos Reis, da Escola de Agronomia e Engenharia de Alimentos da UFG. Também fazem parte do projeto a Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de São Carlos.
O Centro possui infraestrutura de equipamento, laboratórios e recursos computacionais para análises voltados para o melhoramento genérico da cana-de-açúcar. Essa estrutura permitirá a utilização de técnicas de cultura, tecidos, marcadores moleculares, análises genômicas e análises físico-químicas de açúcares e fibras.
Informação de: WeBioEnergias
Envie para um amigo