O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 04/12/2013
A turbina eólica GE 2.5-120 entrou para a lista das 100 maiores inovações do ano em 2013 da revista Popular Science, que divulga as grandes iniciativas inovadoras que marcam o ano. Essa turbina possui um modelo de algoritmos que pode prever o quanto de energia a turbina vai produzir ao longo de várias horas, permitindo controlar e maximizar a produção de um parque eólico.
“Podemos chamar isto de sistema para prever a produção de energia”, diz Keith Longtin, gerente geral de negócios de energia renovável da GE, nos Estados Unidos. Uma bateria integrada nesta turbina pode armazenar o excesso de energia elétrica e liberá-la mais tarde, quando houver necessidade no grid. “Muitas vezes o grid não pode receber a energia eólica na mesma velocidade que ela está sendo produzida no parque”, explica Longtin.
“Com as tecnologias aplicadas à turbina eólica GE 2.5-120, os operadores poderão em muitos momentos capturar parte da energia que muitas vezes se perde no processo de produção”, concluiu Longtin.
Só no Brasil, a GE tem mais de 500 turbinas eólicas instaladas, a grande maioria delas na região nordeste do país, e, no mundo, mais de 22.000. Nos Estados Unidos, a empresa é líder na fabricação de turbinas. Além disso, a GE investiu US$ 2 bilhões em inovação voltada à energia renovável nos últimos dez anos.
Informação de: Jornal da Energia
Envie para um amigo