O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 21/10/2013
Um projeto do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e da Companhia Paranaense de Energia (Copel) desenvolveu um portal web para fornecer resultados de eficiência energética baseado em indicadores de consumo. Os resultados parciais desse trabalho foram apresentados no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), em Brasília.
Baseado em sete indicadores, o portal, que foi batizado de IEE - Indicador de Eficiência Energética - gera dados estatísticos e comparativos a partir de informações das empresas testadas. O piloto foi realizado com indústrias paranaenses, investigando o índice de emissão de carbono necessário para o fornecimento da energia e o consumo da energia em relação aos itens produção, área fabril, receita financeira, número de funcionários, potência do transformador de entrada e gestão de energia (energia reativa).
Com esses indicadores foi possível estabelecer comparativos entre setores industriais e encontrar um índice médio de consumo de energia, que serve para as próprias empresas avaliarem o seu desempenho. Os números também interessam às concessionárias, que precisam investir parte de sua receita anual em pesquisas de eficiência energética por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). "Além do industrial economizar na sua conta no fim do mês, a concessionária também cumpre sua parte na exigência da Aneel, para não correr o risco de ser multada", explica Luciano Siebert, pesquisador do Lactec.
Ele é um dos autores da pesquisa e foi o apresentador do trabalho no SNPTEE.
Apesar do teste ter sido um
piloto e não ter parâmetros estatísticos adequados para refletir a realidade do mercado industrial paranaense,
um dos resultados apontou que boa parte das indústrias, especialmente de pequeno e médio porte, não possui
um planejamento de uso da energia. "Isso mostra uma das potenciais melhorias na eficiência energética das indústrias,
justificando a importância de um projeto como esse", conclui Luciano.
A Copel e o Lactec são importantes parceiros do Projeto Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense. Tendo destaque principalmente na Rota destinada aos setor de energia, onde integram o grupo dedicado a atender a visão de futuro de número 3 - "Modelo de eficiência energética para competitividade".
O projeto de articulação das Rotas Estratégicas é uma iniciativa do Sistema Fiep, por meio dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, e tem como principal objetivo alavancar o desenvolvimento do Estado do Paraná.
O projeto iniciou nos anos 2009/2010, e vem atendendo prioritariamente a cinco setores: metal mecânico, biotecnologia agrícola e florestal, biotecnologia animal, indústria agroalimentar e energia. As atividades de articulação consistem na realização de encontros temáticos com os atores, no monitoramento do setor industrial, na publicação periódica via blogs setoriais (https://www.fiepr.org.br/observatorios - OLD/energia/), e na intermediação de parcerias, dentre outros.
Informação de: LACTEC; Observatórios
Envie para um amigo