O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 28/08/2013
Diversos projetos para geração de energia solar foram inscritos para o próximo leilão A-3, de empreendimentos para entrega da energia em três anos, marcado para 18 de novembro, afirmou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim. Será a primeira vez que a matriz será incluída em um leilão de energia.
Ele não revelou a quantidade de projetos inscritos. Apesar do interesse das empresas, o presidente da EPE destacou que "o preço ainda não é competitivo" e que será muito difícil que a matriz tenha projetos contratados.
Tolmasquim afirmou ainda que, até o momento, o governo não sinalizou a inclusão da solar no leilão de energia A-5 (para entrega em cinco anos) de 13 de dezembro. A inclusão da matriz neste leilão é um pleito de um conjunto de 11 empresas que desejam inscrever projetos solares em um A-5 e estão unidas pedindo ao governo esta possibilidade.
"Para o A-5 não está previsto", frisou Tolmasquim, palestra no 11ª Brazil Energy and Power, realizado pela Câmara Americana de Comércio do Rio (Amcham).
Ele explicou que contratar a solar no A-5 pode trazer riscos. A explicação é que cinco anos é um tempo longo para a construção de usinas solares e há o risco de os preços da energia não caírem como as empresas preveem.
Informação de: Valor
Envie para um amigo