O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 26/08/2013
O Ideal (Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina), com sede em Florianópolis (SC) lançou novas versões do Simulador Solar e do Mapa de Empresas do Setor Fotovoltaico, que podem ser acessadas gratuitamente no site do Projeto América do Sol (www.americadosol.org). As ferramentas auxiliam no cálculo da potência de um sistema para atender a necessidade energética anual de um imóvel e na busca por empresas que prestam serviços fotovoltaicos, respectivamente.
Os dois produtos ganharam funcionalidades que facilitam o uso. No caso do Mapa de Fornecedores, a principal novidade é a criação de um sistema de busca, que permite procurar uma empresa específica. Há duas opções: através de palavras-chaves ou com filtros da busca avançada, que permite filtrar as empresas por Estado, cidade, serviços oferecidos, experiência no Brasil e experiência internacional.
O Mapa pode ser acessado em www.americadosol.org/
O que mudou no Simulador
O Simulador Solar foi lançado no mês de março para ajudar a população a ter seu próprio microgerador fotovoltaico. A ferramenta é baseada na normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que facilita a conexão à rede de distribuição de mini e microgeradores elétricos a partir de fontes renováveis - Resolução 482/2012.
A grande novidade do Simulador Solar (http://www.americadosol.org/
Além disso, a aba "Resumo da Simulação" recebeu mais detalhes técnicos. Um box foi criado para destacar os dados sobre o sistema fotovoltaico dimensionado. Nele, é possível encontrar dados como a inclinação aproximada dos módulos, radiação sobre os módulos e rendimento anual.
Além dos detalhes técnicos, um link que direciona os usuários para as normas técnicas para conexão à rede da distribuidora informada pelo usuário facilita o acesso a informação específica para a área de concessão do consumidor. Em "Consumo elétrico detalhado", a coluna que relata o consumo dos meses foi simplificada.
A gerente de projetos do Ideal, Paula Scheidt, explica que as mudanças foram pensadas para facilitar o uso e trazer mais informações para apoiar o usuário na decisão sobre investir em um sistema de geração própria de energia. Vale lembrar que ao entrar na página do Simulador Solar o usuário precisará ter em mãos uma fatura de energia elétrica para completar com seus dados de consumo em kWh e de gastos em reais. A simulação é gratuita e leva apenas alguns minutos.
Informação de: Instituto Ideal
Envie para um amigo