O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 26/07/2013
A Refinaria Duque de Caxias (Reduc) receberá o biogás gerado a partir da decomposição do lixo do Aterro de Gramacho, na Baixada Fluminense. Trata-se da primeira refinaria no mundo que utilizará gás verde para atender parcialmente suas necessidades energéticas.
“Sem esse projeto, os resíduos do Aterro de Gramacho estariam emitindo poluentes para a atmosfera. Agora eles estão tendo um aproveitamento positivo, gerando energia. A Petrobras está dando sua contribuição através do aproveitamento do gás em seus processos industriais” disse o gerente geral de tecnologia do refino, Cláudio Herrmann.
A Reduc receberá 70 milhões de metros cúbicos por ano do gás da empresa Gás Verde, responsável por implantar a infraestrutura do projeto. O biogás gerado da decomposição da matéria orgânica no aterro é captado por poços de coleta distribuídos na área do aterro. Em seguida, ele é transportado por tubulações até a usina de coleta e processamento, onde passa por várias etapas de purificação até atingir o padrão de qualidade exigido pelas nossas especificações técnicas. O biogás purificado é então bombeado para a Reduc, através de um gasoduto com seis quilômetros de extensão.
Informação de: Página Sustentável
Envie para um amigo