O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 01/07/2013
O projeto foi desenvolvido pela Mercedes-Benz em parceria com a empresa brasileira Eletra, especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica. O HíbridoBR é o primeiro com tecnologia 100% nacional a circular no País.
O ônibus é equipado com um grupo motor gerador e um banco de baterias.
Apenas o motor elétrico movimenta o veículo, caracterizando a tecnologia híbrido série. O motor
elétrico foi desenvolvido pela WEG: a energia para o motor elétrico vem de um grupo motor gerador formado por
um motor veicular Mercedes-Benz Euro 5 movido a diesel, biodiesel ou diesel de cana e um gerador também fabricado pela
WEG.
Um banco de baterias tracionárias, desenvolvido pela Moura, complementa a energia disponível para
o motor elétrico, quando necessário. Em cada parada para entrada de passageiros ou semáforos, o grupo
motor gerador recarrega as baterias.
As vantagens do sistema são inúmeras. Além da redução de consumo de combustível, que é de cerca de 20%, o ruído também é reduzido, assim como os trancos no veículo. A emissão de poluentes diminui em até 95%, segundo a companhia alemã. O sistema conta com a função regenerativa de frenagens, absorvendo parte da energia gasta nos freios e armazenando-a nas baterias. Essas são compostas por chumbo ácido e, além de serem 100% recicladas, são fabricadas no Brasil. O HíbridoBR ainda vêm com suspensão pneumática integral e, curiosamente, não tem câmbio, a frenagem é elétrica e o motor opera em condição ideal, com aceleração controlada. Em tempos de queixas sobre a qualidade do transporte público, o HíbridoBR não deixa de ser uma boa notícia.
A Mercedes-Benz registrou a encomenda da primeira unidade de seu ônibus híbrido: o cliente será a Metra, empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros de São Bernardo do Campo (SP).
Informação de: Midia News; Carros IG.
Envie para um amigo