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Publicado em 06/05/2013
A capital do Paraná, Curitiba, foi pioneira no país na produção de ônibus elétricos
para transporte coletivo. No município já estão em operação 30 veículos hibribus,
ônibus movidos por dois motores, um deles abastecido por energia elétrica e outro, por biodiesel. Esse é
o primeiro ônibus híbrido produzido pela Volvo no Brasil, por encomenda da prefeitura de Curitiba. O investimento,
porém, foi feito pelas empresas privadas do setor de transporte urbano.
A operação desses veículos
começou em setembro do ano passado em linhas alimentadoras, que têm muitas paradas. Segundo informou à
Agência Brasil a assessoria da empresa Urbs-Urbanização de Curitiba, responsável pelas ações
estratégicas de planejamento, operação e fiscalização que envolvem o serviço de
transporte público na capital paranaense, o ônibus híbrido é mais eficiente quanto maior for o
número de paradas, porque a cada frenagem ele recarrega a bateria.
Além de ser menos poluente, o ônibus
elétrico é silencioso, porque o motor elétrico é usado no arranque, etapa que provoca mais barulho
nos ônibus convencionais. O silêncio é uma das vantagens que o ônibus elétrico apresenta em
relação aos veículos convencionais, além do conforto que oferece ao motorista e aos passageiros,
ressaltou o condutor José Osnir, da Auto Viação Marechal, que dirige um desses ônibus. “É
bem melhor que os outros ônibus (convencionais) porque o sistema de câmbio é automatizado. É silencioso
e confortável. Cansa menos. E o pessoal (passageiros) está gostando”, disse à Agência Brasil.
O
motor a biodiesel entra em funcionamento em velocidades superiores a 20 quilômetros por hora, e é desligado quando
o veículo está parado. O ônibus consome 35% menos combustível e mostra redução de
35% na emissão de gás carbônico, em relação a veículos com motores Euro 3 (norma
europeia para controle da poluição emitida por veículos motores). Oferece também redução
de 80% de óxido de nitrogênio (NOx) e de 89% de material particulado (fumaça).
O hibribus foi lançado
durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de
2012 no Rio. Atualmente, os 30 ônibus híbridos percorrem cinco linhas, uma circular e quatro convencionais, bairro
a bairro, que cortam toda a cidade. Essas linhas juntas transportam cerca de 20 mil passageiros/dia. Os ônibus elétricos
têm capacidade para 85 passageiros cada.
No Rio de Janeiro, foi publicado no Diário Oficial do dia 16
de abril decreto criando o GT Veículos Elétricos. Trata-se de um grupo de trabalho que irá avaliar a
implantação de uma fábrica de veículos elétricos no estado. O GT será coordenado
pelo Programa Rio Capital da Energia, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedeis). A próxima
reunião do grupo está programada para a primeira semana de maio.
Informação de: Exame
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