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Publicado em 17/12/2012
Embora ainda considerados por alguns como "os carros do futuro", os veículos elétricos estão se tornando
cada vez mais populares, com as pessoas e autoridades de todo o mundo começando a reconhecer suas vantagens, bem como
introduzindo iniciativas para sua difusão.
Em um importante estudo publicado no segundo semestre de 2012, a
Agência Internacional de Energia (International Energy Agency - IEA) analisou essa tendência e descobriu que,
atualmente, um terço de todos os veículos elétricos em uso estão localizados em 16 cidades do
mundo.
A região de maior sucesso é a província de Kanagawa, no Japão. De todos os carros
registrados na região, 2.183 são elétricos. As autoridades locais pretendem ter 3.000 veículos
elétricos nas estradas até o final de 2013. Para efeitos de comparação, nesta mesma província,
3.000 híbridos foram vendidos nos primeiros cinco anos de sua introdução no mercado (1998-2002).
Em
segundo lugar está Los Angeles, nos Estados Unidos. O prefeito Antonio Villaraigosa quer transformar a "capital mundial
dos carros" na "capital mundial dos carros elétricos", com uma ambiciosa meta de 80 mil veículos elétricos
até 2015. Atualmente, a cidade possui mais de 2.000 unidades registradas. Vale destacar que, na década de 1990,
os fabricantes de automóveis na Califórnia produziram cerca de 5.000 carros elétricos, mas todas as unidades
foram destruídas ou doadas a museus anos depois. Este episódio resultou na criação do documentário
"Quem Matou o Carro Elétrico?".
Na Europa, Roterdã é a cidade com mais unidades nas ruas (1.100).
Entretanto, ao considerar a proporção de carros elétricos para veículos a gasolina, a cidade holandesa
pode ser considerada como a principal cidade do mundo, com 532 carros elétricos para 100.000 veículos registrados.
Para o prefeito de Londres, Boris Johnson, que visa transformar a capital da Grã-Bretanha na "capital europeia do veículo
elétrico", estas estatísticas podem ser um problema em seus planos, já que Londres ainda não possui
uma frota significativa, conforme estudo da IEA.
O estudo da IEA também observou a infraestrutura de distribuição
de energia elétrica, perfil dos usuários de carros elétricos e as iniciativas de todas as 16 regiões
selecionadas. Verificou-se que em todas elas existe o mesmo objetivo: desenvolvimento sustentável, através de
diferentes políticas e programas inovadores. Embora algumas das abordagens sejam adaptadas para cada cidade, muitas
das estratégias são comuns. Por exemplo, aos proprietários de carros elétricos são oferecidos
incentivos financeiros, créditos fiscais, redução ou isenção em pedágios, descontos
em compras, estacionamento gratuito e acesso a vias rodoviárias restritas. As estratégias incluem também
projetos específicos, como visitas a pontos turísticos em um taxi 100% elétrico em Hakone, em Kanagawa
(projeto similar acontece aqui no Brasil, na Usina de Itaipu). Iniciativas em Amsterdã (aluguel de carros elétricos)
e Barcelona (recarga gratuita das baterias de motos elétricas em hotéis e universidades) também são
destacadas no estudo.
Alguns projetos também tem foco internacional. Xangai está liderando a Electric
Vehicle Initiative (EVI), que planeja construir uma base de demonstração para explorar o desenvolvimento sustentável
do transporte urbano, organizar clubes automotivos e estabelecer padrões internacionais de comunicação.
Parte dessa iniciativa é o Test Drive/Ride Center da China, criado para educar o público sobre o desenvolvimento
dos veículos elétricos, sua história e as tendências futuras, bem como seus benefícios ambientais.
Esta iniciativa foi apresentada nos Estados Unidos no Clean Energy Ministerial (fórum interministerial liderado pelo
EUA) e foi bem recebido por representantes da França, Alemanha, Japão, Suécia, Espanha, Dinamarca, África
do Sul e Portugal.
Todos as principais cidades estudadas têm grandes planos para o futuro e têm como objetivo
ampliar ainda mais a frota de veículos elétricos. Essa meta é apoiada por seus governos nacionais. Em
um horizonte futuro, a China e os Estados Unidos preveem a venda de 2,5 milhões de carros elétricos em 2020.
A União Europeia tem números mais otimistas: 20 milhões de veículos elétricos nas estradas.
Para
visualizar o estudo na íntegra, clique aqui.
Muita conversa.
Temos no Brasil, o projeto www.vezdobrasil.com.br e, com o incentivo fiscal, o preço do carro elétrico
nacional irá cair de 48 mil Reais, para menos de 20 mil!!!
Isso é piada né??
CADE O INVENTIVO FISCAL??? Esses impostos
brasileiros são uma comédia. Bando de ladrões que são esses políticos.
APOSTO que os usineiros não querem o carro elétrico
e estão fazendo de tudo para acabar com ele. O que eles não sabem é que, se continuarmos a poluir o nosso planeta, não teremos
mais nada!
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