O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 11/12/2012
A Copel, estatal de energia do Paraná, vai inaugurar amanhã a Usina Hidrelétrica Mauá, construída em conjunto com a Eletrosul. Ela fica no rio Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, e tem potência instalada de 361 megawatts. Os investimentos no empreendimento somaram R$ 1,4 bilhão.
Além do governador Beto Richa (PSDB) deverão estar presentes a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e os presidentes da Copel, Lindolfo Zimmer, da Eletrobras, José Carvalho da Costa Neto, e da Eletrosul, Eurides Mescolotto.
A empresa informou que a barragem de concreto, que mede 745 metros de comprimento e 85 metros de altura, foi construída na região de Salto Mauá, 600 metros acima da Usina Presidente Vargas, e permitiu a formação de reservatório com 84 quilômetros quadrados de superfície.
Uma queda de 120 metros foi aproveitada para levar a água do reservatório até a casa de força principal, que fica na margem direita do Tibagi e abriga três grupos de turbinas e geradores. Para transportar a energia até o Sistema Interligado Nacional, a usina está conectada à Subestação Mauá, que opera em 230 mil volts.
Fonte: valor
Envie para um amigo