O que achou do novo blog?
e receba nosso informativo
Publicado em 03/12/2012
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, participou de seminário sobre gás natural na sede da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio), no Flamengo. Durante o evento, que faz parte do Programa Rio Capital da Energia, o secretário anunciou o lançamento da Política Estadual de Gás Natural Renovável, que prevê incentivos à geração do combustível a partir de resíduos orgânicos, que serão transformados em biogás e que contribuirão para a redução da produção de gases do efeito estuda no Estado do Rio de Janeiro.
O projeto de lei, que será entregue pelo governador Sérgio Cabral ao presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Melo, tem o objetivo de fomentar a utilização do biogás gerado em aterros sanitários e sua distribuição como gás canalizado pelas concessionárias de CEG e CEG Rio.
Pela nova política, as concessionárias serão obrigadas a adquirir todo o gás natural renovável produzido no estado, limitados a 5% do volume de gás convencional a ser entregue ao mercado.Os prazos e os preços para viabilizar a produção e transporte do gás natural renovável serão regulados pelo Estado, através da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa).
“A ideia é promover o aumento da participação do biogás na matriz energética do estado. É um projeto que obriga a nossa concessionária a comprar o gás que for gerado nos aterros sanitários”, disse Bueno.
Informação de: O Dia (RJ)
Envie para um amigo