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Avião solar dará volta ao mundo no início de 2015

Publicado em 15/10/2012

Espera-se que o voo dure 20 dias, necessitando de cinco a seis dias apenas para cruzar o Pacífico e dois a três dias para cruzar o Atlântico. Incluindo os intervalos necessários, a jornada da aeronave movida a energia solar do oeste para o leste demorará um total de três a quatro meses.

 

clique para ampliar clique para ampliarA aeronave solar concluiu voos na Europa e mais recentemente para o norte da África. (Foto: Divulgação)

A Solar Impulse anunciou, em uma conferência de imprensa conjunta em Payerne, Suíça, que a nova aeronave solar deverá ser concluída no final de 2013 e realizará voos de testes no ano seguinte. O voo inédito ao redor do mundo impulsionado exclusivamente por energia solar esta programado para 2015.

"Estamos estudando diversas possibilidades. Podemos talvez incluir os primeiros voos nos Estados Unidos no próximo ano", anunciou Bertrand Piccard, líder do projeto suíço. Até o momento, a aeronave solar concluiu voos na Europa e mais recentemente para o norte da África, em todos os casos com materiais da Bayer MaterialScience a bordo.

O CEO e cofundador da Solar Impulse, André Borschberg, afirma que o trabalho na nova aeronave já está bastante avançado. "Já foram concluídos 80% da fase de projeto e 50% da fase de construção".

Espera-se que o voo dure 20 dias, necessitando de cinco a seis dias apenas para cruzar o Pacífico e dois a três dias para cruzar o Atlântico, de acordo com Borschberg. Incluindo os intervalos necessários, a jornada da aeronave movida a energia solar do oeste para o leste demorará um total de três a quatro meses.

A Bayer MaterialScience é responsável pelo projeto completo da célula do cockpit do segundo modelo. Entre suas contribuições estará um material de isolamento inovador de alta performance. "Agora, estamos fortalecendo nosso envolvimento à medida que passamos de fornecedor de materiais para líder em sistemas para o novo cockpit", afirmou Patrick Thomas, presidente da Bayer MaterialScience.

"O tamanho significativamente maior da nova célula do cockpit e a grande restrição de peso da Solar Impulse nos levaram a ter que otimizar ainda mais o peso por meio de medidas de projeto e seleção direcionada de materiais", explicou Martin Kreuter, gerente do projeto Solar Impulse na Bayer MaterialScience. Uma outra inovação anunciada por Kreuter foi a utilização de nanotubos de carbono Baytubes nos componentes estruturais reforçados por fibra de carbono visando garantir maior economia tanto com relação ao material quanto ao peso.

"Isso permitirá que aumentemos as asas da nova aeronave e o número de células solares montadas nas mesmas", afirmou Kreuter. O modelo atual, que possui a envergadura de um Airbus e peso igual ao de um carro de porte médio, possui 12 mil células solares em suas asas.

A empresa química Solvay, também parceira no projeto Solar Impulse, esta desenvolvendo espuma de poliuretano Baytherm Microcell, que será utilizada como isolamento em certos locais da aeronave solar. O material oferece performance de isolamento significativamente maior do que o padrão atual. O isolamento de alta eficiência é especificamente importante para a aeronave, pois deve resistir a variações de temperatura que vão dos 50 graus Celsius negativos à noite aos 50 graus positivos durante o dia.

Informação de: Página Sustentável

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