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Publicado em 03/10/2012
Enquanto produtores de biodiesel propõem que a mistura do biodiesel ao diesel,
atualmente em 5%, atinja 20% em 2020, o governo acena com uma mistura de apenas 10%. A informação é do
presidente da Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio), Erasmo Batistella.
Segundo ele, o setor quer que o novo marco regulatório já contemple a mistura de 20% para 2020 para
que não seja necessária a elaboração de um novo marco em menos de 7 anos. "Já temos capacidade
instalada para os 10% hoje e podemos elevar a mistura de forma gradual até 2020. Se o novo marco definir a mistura
como 10% para 2020, caso ocorra um aumento de demanda antecipada, teremos de realizar um novo marco em pouco tempo", afirmou
Batistella.
O executivo disse que atualmente a cadeia de biodiesel agrega R$ 11,8 bilhões ao Produto
Interno Bruto (PIB) brasileiro com o B5 (5% de biodiesel misturado ao diesel). Com o B7 (mistura de 7%), esta contribuição
seria de R$ 13,5 bilhões, aumentando para R$ 20,7 bilhões com o B10. "Já com o B20, R$ 49,3 bilhões
seriam agregados ao PIB vindo do biodiesel", disse.
Batistella explicou que o governo promete que o novo marco regulatório
do setor deve ficar pronto antes do fim de 2012. No entanto, existem ainda várias pendências a serem definidas,
como a questão da mistura, da possibilidade de exportar biodiesel e também a do fundo de investimentos, que
o governo quer criar para arrecadar recursos das empresas.
Distância entre produtores e consumidores
afeta custos
A logística do biodiesel tem elevado os custos das distribuidoras de combustíveis,
de acordo com o presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes
(Sindicom), Alísio Vaz, também participante da BiodieselBR.
Segundo ele, o
fato de as distribuidoras terem de buscar o biodiesel em lugares distantes do consumo tem afetado a margem das distribuidoras.
O executivo disse que a média de distância entre local de produção e consumo é de 1,5 mil
km. "É como você ir buscar biodiesel na Polônia para ser consumido na França. Isso é inconcebível
em outros países", disse.
Vaz afirmou que enquanto o frete médio do diesel mineral gira em torno de
R$ 0,04 por litro, o frete para o biodiesel é três vezes superior, atingindo R$ 0,12 por litro. "No geral, a
adição de 5% de biodiesel no diesel encarece o preço final do diesel mineral em 7%", afirmou o executivo.
Segundo ele, os produtores de biodiesel se encontram em um cenário delicado. "O governo atrela a agricultura
familiar ao programa de biodiesel, mas para se ter margem, qualquer programa de combustível tem de ter escala, o que
não acontece com a agricultura familiar. Por outro lado, a produção tem de estar perto do consumidor.
Porém, não existe matéria-prima perto do consumidor, então, no mínimo, a produção
de biodiesel tem de estar no Centro-Oeste onde se produz soja, por exemplo", disse.
Para
Vaz, estes fatores fazem com que o biodiesel permaneça, no curto prazo, com um custo superior ao do diesel. Atualmente,
o preço do biodiesel está quase 90% acima do preço do diesel. "Descontando-se a defasagem do preço
do diesel que é de aproximadamente 15%, ainda teremos um biodiesel em torno de 60% a 65% mais caro que o diesel mineral",
disse.
Informação de: Globo Rural
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