e receba nosso informativo
Publicado em 13/04/2015
A fim de melhorar regras de atuação, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) constituiu um grupo de trabalho, que tem como meta elaborar proposta de revisão da Instrução Normativa nº 30, de 07 de junho de 2006. A instrução regulamenta a habilitação de médicos veterinários do setor privado no Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCEBT). A Portaria nº 23 de 08 de abril de 2015 que resolve constituir o grupo de trabalho pode ser acessada aqui.
Segundo a Instrução, o objetivo é estabelecer novas regras de habilitação de médicos veterinários que atuam no setor privado, para execução de atividades previstas no Regulamento Técnico do PNCEBT. A norma se refere ainda à realização de testes diagnósticos, encaminhamento de amostras para laboratórios credenciados e participação no processo de certificação de estabelecimentos de criação livres ou monitorados para brucelose e tuberculose bovina e bubalina. O grupo de trabalho terá o prazo de 3 meses para a conclusão dos trabalhos e apresentação de documento final.
Acesse a IN nº 30 do MAPA de 2006 que será revisada clicando neste link.
Observatórios Sesi/Senai/IEL
Articulação da Rota Estratégica
de Biotecnologia Animal
Grupo de Trabalho Incremento na Sanidade Animal
O grupo "Incremento na Sanidade Animal" da Articulação da Rota de Biotecnologia Animal vem discutindo a respeito da necessidade de implementar cursos, workshops e seminários para melhorar a capacitação de responsáveis técnicos (RT’s) na área de Defesa Sanitária Animal e Vigilância Sanitária. Essa ações contam apoio do CRMV-PR (Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná), SINDIVET-PR (Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná), SPRMV (Sociedade Paranaense de Medicina Veterinária) e dos orgãos fiscalizatórios estaduais e federais, ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária) e MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento).
O primeiro treinamento de RT's para defesa sanitária animal está previsto para acontecer em paralelo ao CONBRAVET 2015, que acontecerá entre os dias 31 de outubro a 02 de novembro na Expounimed em Curitiba-PR.
O projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense é
uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), por meio
dos Observatórios Sesi/Senai/IEL, que visa promover ações multi-institucionais
para o desenvolvimento sustentável de setores estratégicos para o Estado, como o de biotecnologia aplicada à
indústria animal.
Com informações de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Observatórios/Sesi/Senai/IEL
Envie para um amigo