e receba nosso informativo
Publicado em 11/12/2017
O segundo passo para construção Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmap de Biotecnologia 2031 aconteceu no dia 06 de dezembro na Federação das Indústrias do Paraná. Esse foi um dos primeiros setores que marca o início de um novo ciclo de planejamento estratégico de construção coletiva para o Estado, projeto que tem como objetivo configurar como elemento de transformação para o estado, capaz de contribuir com o desenvolvimento sustentável da indústria e a posicionar o Paraná como território cada vez mais empreendedor, inovador e competitivo nos âmbitos nacional e internacional.
Estiveram presentes 52 especialistas, dentre empresários, pesquisadores, representantes de governo e demais instituições relacionadas ao setor de Biotecnologia, com moderação e apoio da equipe técnica do Observatórios Sistema Fiep. Os especialistas compuseram mesas de trabalho de acordo com os segmentos elencadas nos primeiros encontros dos Especialistas, que ocorreram nos dias 04 de outubro e 25 de outubro, validados neste segundo evento.
De acordo com a metodologia os especialistas validaram a visão de futuro para o setor de Biotecnologia considerando o horizonte temporal para o ano de 2031. Além disso, refletiram as principais barreiras do setor, elencando, os novos fatores críticos de sucesso para cada um dos segmentos.
A segunda parte do trabalho foi dedicada a elaboração de ações a curto, médio e longo prazo para cada um dos fatores críticos de sucesso que configuram o Roadmapping de Biotecnologia 2031.
Já está disponibilizada uma consulta web para que os especialistas possam complementar a agenda de ações estratégicas que resultará nos dados consolidados para a publicação que será finalizada no primeiro semestre do próximo ano.
As atividades de operação deste painel de especialistas e a impressão da publicação do Roadmap de Biotecnologia 2031 recebem apoio financeiro via IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Processo de Prospectiva no Estado do Paraná
Ao longo dos anos, o Sistema FIEP, por meio das entidades FIEP, SESI/PR, SENAI/PR e IEL/PR, vem conduzindo iniciativas orientadas ao desenvolvimento industrial sustentável do Paraná. O planejamento de longo prazo da indústria começou em 2005, por meio de um processo de prospectiva consagrado à identificação dos Setores Portadores de Futuro 2015. Setores estes que foram na sequencia desdobrados em roadmaps estratégicos.
Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores.
O setor de Energia, transversal no Paraná, foi o primeiro segmento de atividade econômica a ser contemplado no novo ciclo de prospectiva que teve continuidade neste ano com os setores do projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – 1º ciclo: Agroalimentar e Biotecnologia. Em 2018 com os demais setores contemplados no estudo Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná 2015-2025.
Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.
Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, terceiro setor, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados esperados.
Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo podem entrar em contato com a equipe:
E-mail: observatorios.rota.biotecnologia@fiepr.org.br
Telefone: 41 32717491
Envie para um amigo