e receba nosso informativo
Publicado em 19/01/2016
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) confirmou nesta sexta-feira (15/1), um caso de gripe aviária em uma granja de perus no condado de Dubois, no Estado norte-americano de Indiana, o primeiro caso em sete meses. O departamento acrescentou que o subtipo do vírus detectado desta vez, o H7N8, é diferente do H5N2 que se alastrou pelas indústrias de peru e ovos na primavera do Hemisfério Norte em 2015, levando mais de 48 milhões de aves à morte.
Segundo o governo norte-americano, não há casos conhecidos de infecções com o vírus em seres humanos. O órgão informou ainda que as autoridades estaduais colocaram em quarentena o plantel e já começaram a exterminar aves. Como parte dos planos de resposta à gripe aviária existentes, parceiros federais e estaduais do USDA estão trabalhando em conjunto para vigilância e testes adicionais nas proximidades do local afetado.
As ações de empresas da indústria de aves caíram após a confirmação do novo caso. Executivos do setor temem que uma nova onda de contágio dificulte as exportações por causa de barreiras em outros países, que tem contribuído para o excesso de oferta nos Estados Unidos. Há pouco, os papéis da Tyson caíam 4,82%, os da Pilgrim's Pride recuavam 6,86% e os da Sanderson perdiam 7,24%.
Com informações de Globo Rural
Envie para um amigo