e receba nosso informativo
Publicado em 30/09/2015
No dia 23/09/2015, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná promoveu o mini curso de Atualização para Responsáveis Técnicos de Laticínios. O evento aconteceu na sede da EMATER/ Paraná, no período da tarde, e foi parte do VI Congresso Brasileiro de Qualidade do Leite. A equipe dos Observatórios FIEP esteve presente neste importante evento.
O seminário reuniu aproximadamente 40 profissionais do Paraná e até mesmo de Santa Catarina para discutir a responsabilidade dos profissionais de RT na qualidade do leite produzido no país.
O evento contou com três palestras, sendo aberto pelo Sr. Eliel de Freitas, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná, que abordou aspectos referentes à legislação pertinente à atividade de responsabilidade técnica. O palestrante destacou também a importância do responsável técnico dentro da cadeia produtiva. Em seguida, o médico veterinário Rafael Stédile demonstrou a funcionalidade do novo sistema de registros da atividade do Responsável Técnico, o SISTEMART, que substitui o termo de constatação e recomendação e o laudo informativo. Tal sistema traz maior segurança na atividade como RT.
O evento teve continuidade com a palestra proferida pelo médico veterinário, delegado do CRMV-PR em Londrina, Paulo T. Hiroki, que destacou que a discussão aberta sobre um tema desta relevância auxilia os profissionais a se conscientizarem da responsabilidade que carregam. “A qualidade do leite é, sim, responsabilidade do RT. E nós como Conselho não somos meros fiscalizadores da profissão, temos a obrigação de abrir temas para discussão e ajudar na formação deste profissional”, afirmou. Como extensionista da Emater, Hiroki aproveitou o encontro para dividir suas experiências nas propriedades rurais às quais dá assistência.
O evento foi finalizado com a palestra do médico veterinário Eduardo Grochowicz, que abordou aspectos práticos da produção leiteira e o papel de todos os envolvidos na cadeia para a garantia de um leite de qualidade.
Durante o evento, diversos profissionais envolvidos na atividade tiveram a oportunidade de discutir assuntos pertinentes e entraves para a execução de sua atividade como responsáveis técnicos.
O evento oportunizou um crescimento e desenvolvimentos destes profissionais, que são essenciais para a garantia de um leite de qualidade e o sucesso da cadeia produtiva.
Fonte: Observatórios
Envie para um amigo