e receba nosso informativo
Publicado em 04/08/2015
O Centro de Política e Pesquisa em Doenças Infecciosas (CIDRAP), da Universidade de Minnesota, relata que pesquisadores chineses que analisaram o vírus da gripe em aves vivas afirmam ter descoberto um novo vírus H5N9 que representa um híbrido do H5N1 do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade e um vírus H7N9 humano, juntamente com outros elementos.
De acordo com o relatório de 17 de junho no Journal of Virology, os pesquisadores coletaram em 2013 amostras de sete frangos, uma codorna e um pato em dois locais em Hangzhou, uma cidade na província de Zhejiang, onde haviam ocorrido casos de H7N9 em humanos. O relatório não indica que qualquer uma das aves estava doente. A equipe isolou 13 vírus das amostras: 1 H5N1, 2 H5N9, 4 H9N2 e 6 H7N9. Ao sequenciar todo o genoma dos dois H5N9 isolados, os pesquisadores determinaram que a sua proteína de hemaglutinina (H) coincidiu com a de um H5N1 isolado em ave no Vietnã, enquanto que o componente a neuraminidase (N) coincidiu com um H7N9 humano isolado em Hangzhou.
Vírus altamente patogénico H5N9 foi encontrado em perus, em Ontário, em 1966, e as cepas H5N9 de baixa patogenicidade foram encontrados em patos selvagens, migratórios do norte e, ocasionalmente, em aves nas últimas décadas. Mas o novo vírus é "totalmente diferente" daqueles, concluíram os pesquisadores. "Este vírus H5N9 recém-isolado é um vírus recombinante altamente patogênica H5N1 proveniente do H7N9, H9N2 e subtipos", escreveram eles. "O comércio de aves vivas representa um potencial risco para a saúde pública e a indústria avícola."
Com informações de Avicultura Industrial.
Envie para um amigo