e receba nosso informativo
Publicado em 06/07/2015
Uma comitiva comandada pelo presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Jorge Alberto Vieira Studart Gomes, acompanhado por executivos da entidade e representantes do poder público cearense, conheceu alguns dos projetos de prospecção desenvolvidos pelos Observatórios Sesi/Senai/IEL do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e discutiu a possibilidade de novas parcerias entre as duas federações.
Em 2013, os Observatórios já desenvolveram um trabalho em conjunto com a Fiec para a replicação da metodologia dos Setores Portadores de Futuro no Ceará. Agora, existe a possibilidade de que o departamento do Sistema Fiep realize também a continuidade do trabalho, auxiliando na elaboração de Rotas Estratégicas para o desenvolvimento dos segmentos com potencial de crescimento no estado.
“É com muita alegria que recebemos a comitiva do Ceará em nossa casa e estou seguro de que essa troca de experiências entre as federações é fundamental para que possamos conhecer boas práticas e caminhar juntos no desenvolvimento da indústria brasileira”, disse o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo.
O presidente da Fiec também destacou a importância da união de esforços para potencializar a atuação das federações na busca por mais competitividade do setor industrial. “Com essa aproximação, evitamos gastar as mesmas energias. Se a Fiep já desenvolve um projeto que é vencedor, não tem por que começarmos o mesmo trabalho do zero”, afirmou. “Com isso podemos levar ao Ceará um projeto que identifica as deficiências de cada segmento e trabalha, junto com o governo e empresários, para que elas sejam superadas”, completou.
Jorge Alberto Vieira Studart Gomes esteve acompanhado na visita ao Paraná pelo diretor-administrativo da Fiec, Ricardo Cavalcante; pela superintendente-geral Fátima Santana; e pelo presidente do Conselho de Tecnologia e Inovação da entidade, José Sampaio; além do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; os deputados estaduais , Carlos Matos e Carlos Felipe; e o representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB); Claudio Frota. Quem também participou da abertura do encontro foi o secretário de Estado do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Silvio Barros.
A delegação do Ceará também circulou pelo Campus da Indústria, unidade onde estão instaladas importantes estruturas do Sistema Fiep. Entre elas, o Instituto Senai de Inovação voltado para a área de Eletroquímica, o Colégio Sesi Internacional e a Escola de Negócios do IEL.
Com informações de Agência Fiep.
Envie para um amigo