e receba nosso informativo
Publicado em 10/04/2015
A equipe técnica do Programa Embrapa de Melhoramento de Gado de Corte (Geneplus) promove nos dias 13 e 17 abril, um circuito em cinco municípios de Mato Grosso do Sul: Terenos, Bandeirantes, Dois Irmãos do Buriti, Miranda e Corumbá, em que apresentará os resultados obtidos por seu trabalho.
Criadores de outros sete estados: Bahia, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins já confirmaram presença no circuito e vão ter a oportunidade de acompanhar a assessoria oferecida pelo programa nestas fazendas.
Na segunda-feira (13/04) a visita será na fazenda Relva, em Terenos. Serão apresentados os resultados do Programa de Melhoramento de Nelore PO, cuja seleção é baseada na precocidade sexual, acabamento para terminação frigorífica e temperamento.
No segundo dia do circuito será visitada a fazenda Cachoeirão, em Bandeirantes. Estão programadas as apresentações do Programa de Melhoramento de Nelore PO, a produção de novilho precoce e a integração lavoura-pecuária.
Já na quarta feira (15/04) o grupo se desloca para Dois Irmãos do Buriti, na fazenda Elge, pioneira em Mato Grosso do Sul na criação da linhagem Lemgruber e integrante do Programa desde de 2007. Neste mesmo dia o Circuito segue para a Fazenda Bahia Boa Vista, em Miranda, onde os produtores conhecerão o Programa de Melhoramento de Nelore PO em andamento desde o ano de 2001 quando aderiu ao Geneplus.
Na quinta e sexta-feira (16/04 e 17/04), as fazendas a serem visitadas serão a Bodoquena e a Aroeiras, localizadas nos municípios de Miranda e Corumbá, respectivamente. Nestas propriedades, além dos Programas de Melhoramento de Nelore PO, o grupo conhecerá mais proximamente a produção de gado comercial em grande escala na região do Pantanal.
O programa
O Programa Geneplus é um serviço especializado de melhoramento genético animal colocado à disposição do criador, de forma a subsidiá-lo na utilização dos recursos genéticos para a produção de genética superior.
Desta forma, o objetivo da tecnologia é auxiliar o criador de gado de corte em suas tomadas de decisão na execução da seleção, na elaboração de planos de acasalamento e no suporte de atividades de comercialização. Para isto, disponibiliza as avaliações genéticas de reprodutores, matrizes e produtos. Assim, cada criador pode ter um programa próprio de melhoramento genético. A proposta da tecnologia é assessorá-lo para que sejam alcançadas metas de qualidade de produto e produtividade, de acordo com as características do sistema de produção e exigências do mercado.
O Programa Geneplus atende atualmente associações e criadores das raças zebuínas (nelore e sua variedade mocha, guzerá e brahman), taurinas (caracu, hereford, limousin e senepol) e compostas (brangus, braford, canchim e santa gertrudis) em vários estados brasileiros, na Bolívia e no Paraguai.
Observatórios Sesi/Senai/IEL
Articulação
da Rota Estratégica de Biotecnologia Animal
Encontro Nacional de Genômica Animal
A Embrapa Gado de Corte foi uma integrante do processo da realização do Encontro Nacional de Genômica Animal, que aconteceu no ano passado. O evento foi uma iniciativa do grupo de trabalho que compõe a Articulação da Rota de Biotecnologia Animal. O evento reuniu especialistas da área no Paraná e possibilitou a concretização das ações estipuladas nos fatores críticos “Recursos Humanos” e P&D, Tecnologia e Inovação. O pesquisador da Embrapa Gado de Corte, e gerente do Arquivo Zootécnico Nacional do Zebu de Corte e do Programa Geneplus, Luiz Otávio Campos da Silva, foi um dos palestrantes destaque do evento.
O curso em Genômica Animal estimulou a formação de recursos humanos na área ao proporcionar treinamento de veterinários e zootecnistas para as exigências do mercado. A iniciativa ainda possibilitou que alunos de graduação vislumbrassem a área de genética e melhoramento animal como opção de trabalho, devido ao interesse das indústrias em profissionais com essa especialidade.
Com informações de G1 e Observatórios Sesi/Senai/IEL.
Envie para um amigo