e receba nosso informativo
Publicado em 11/03/2015
Os empresários do Estado passam a ter a possibilidade de contar com uma certificação de garantia de qualidade em processos de gestão e de fabricação de alimentos, que facilita a venda de produtos e serve como alicerce para o crescimento de empresas mesmo em um ano de crise econômica como 2015. O Selo Alimentos do Paraná foi lançado no dia 12 de março, em Curitiba, em uma iniciativa do Sebrae-PR, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
Foram certificadas as 22 empresas que fizeram parte do projeto-piloto do programa. Todas receberam o atestado de conformidade, que concede o direito ao uso do selo em rótulos e materiais publicitários. Para isso, os participantes receberam consultorias, treinamentos, avaliações e auditorias, realizadas pela Tecpar, atenderam exigências relacionadas a produtos e processos e melhoraram a gestão empresarial, conforme critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).
As indústrias, agroindústrias e distribuidoras de alimentos e bebidas de zonas rurais ou urbanas que quiserem fazer parte do programa devem ficar atentas à chamada de projetos, que será promovida pelo Sebrae-PR ainda neste mês. É possível conseguir mais informações pelo endereço eletrônico da entidade (www.sebraepr.com.br/sites/PortalSebrae/sebraeaz/Selo-Alimentos-Paraná-home) ou pelo telefone 0800-570-0800.
A coordenadora estadual de Agronegócio do Sebrae-PR, Andreia Claudino, afirma que a abertura para consultoria no setor é feita desde 2010, o que fez com que se percebesse a possibilidade de avançar e fortalecer a agroindústria. Assim, a entidade lançou o projeto-piloto em agosto do ano passado, para facilitar essa expansão. "Quando a empresa entra com seu produto em alguma rede de supermercados, por exemplo, é pedida uma avaliação de qualidade e o selo já garante isso."
Ela cita outros benefícios, como a possibilidade de arcar com apenas 20% dos custos em análises laboratoriais, no caso de empresas de pequeno porte, que tenham receita de até R$ 3,6 milhões ao ano. "Também participarão de rodadas de negócios específicas, organizadas pela Fiep e pelo Sebrae, além de contarem com campanhas publicitárias e de marketing, que serão vinculadas no nosso site", conta Andreia.
Para obter o selo, é preciso passar por cinco etapas. Na primeira, o Sebrae avalia a qualidade da gestão e dos processos, com base na legislação sanitária. Depois, é feito um plano corretivo, enquanto os empresários passam por treinamentos e recebem consultoria. Começa então a fase de análises laboratoriais, antes de nova avaliação do consultor. Por fim, o Tecpar atesta a conformidade de todos os itens analisados nos quesitos qualidade dos processos e gestão empresarial. É preciso atender mínimos de 80% nos processos de qualidade e de 50% em gestão para conquistar a certificação.
Com informações de Agrolink.
Envie para um amigo