e receba nosso informativo
Publicado em 04/03/2015
Os bloqueios provocados por caminhoneiros nos últimos dias já trouxeram prejuízos de R$ 700 milhões ao setor de aves e suínos no Sul do país, conforme estimativa preliminar divulgada nesta terça-feira pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Cálculos da entidade indicam que em torno de 70% da capacidade de abate do Sul (que é maior região produtora de aves e suínos do país) foi afetada nos dias mais graves do bloqueio, entre segunda e sexta-feira da última semana. Com isso, o abastecimento de granjas com ração, assim como o transporte de animais para o abate e a liberação de produtos prontos para os mercados interno e externo foram afetados.
Ainda de acordo com a ABPA, desde o início da paralisação no Sul, em 21 de fevereiro, cerca de 60 unidades frigoríficas apresentaram desaceleração ou suspensão total da produção. Algumas delas já retomaram os abates, mas ainda há unidades paradas, conforme a entidade. “Tivemos conhecimento de planta que suspendeu abate nesta segunda-feira. Outras, estão receosas em retomar as atividades e enfrentar nova paralisação, que é mais oneroso que manter a planta suspensa. Há pouco também soubemos de problemas que exportadores estão enfrentando em portos. Estamos em estado de alerta, mesmo com a redução do número de bloqueios pelo país”, afirmou o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra, em nota.
Com informações de Valor Econômico.
Envie para um amigo