e receba nosso informativo
Publicado em 30/01/2015
Visando ajudar produtores de frango a melhorarem a alimentação das aves e, consequentemente, aumentar a produção, pesquisadores da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp de Jaboticabal criaram o Avinesp: Modelo de Predição de Crescimento e exigências nutricionais, software que auxilia na alimentação das aves.
O Software foi originado a partir do projeto “Modelos para estimar as exigências de lisina, metionina + cistina e treonina para aves de corte e postura”, coordenado por Nilva Kazue Sakomura, do Departamento de Zootecnia da FCAV e desenvolvido junto com outros pesquisadores da UNESP.
O Avinesp estima consumo de ração, peso vivo, composição corporal e exigências nutricionais de frangos de corte e frangas de reposição. Além disso, simula respostas das aves aos efeitos da dieta e do ambiente. “A composição da dieta e o genótipo das aves são considerados nesse modelo”, conta Sakomura.
“Nosso objetivo é fomentar o interesse em modelagem entre produtores e nutricionistas, ferramenta que tem sido utilizada no exterior, porém pouco usada por brasileiros”, fala Sakomura.
O Avinesp é uma ferramenta para nutricionistas e para produtores, já que pode ser utilizada para tomada de decisões sobre estratégias de alimentação das aves.
O software está acessível na página do Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem e Nutrição de Monogástricos.
O pedido de registro do programa de computador já foi protocolado pela Agência Unesp de Inovação junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O Projeto Temático contou com a participação de 11 pesquisadores brasileiros, da África do Sul e da Alemanha. Além do software, resultou em 11 dissertações de mestrado e teses de doutorado que tiveram como alvo determinar as exigências de aminoácidos na manutenção, crescimento e produção de ovos e de frangos para abate e elaborar modelos para predizer as exigências nutricionais.
Com informações de Agência Fapesp.
Envie para um amigo