e receba nosso informativo
Publicado em 25/11/2014
A Embrapa Pecuária Sudeste participou no dia 19 de novembro do Business Day no Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária (SIAGRO). A empresa apresentou o GreenFeed, sistema que mede emissão de gases de efeito estufa (GEE) em bovinos.
A instituição foi a primeira na América Latina a utilizar o GreenFeed. Quando os animais visitam o cocho para comer a ração, o metano (CH4) e gás carbônico (CO2) são coletados e medidos, segundo a segundo. O boi é identificado pelo brinco eletrônico e as taxas de emissão dos gases são medidas individualmente.
A pesquisa faz parte de um esforço multi-institucional para compreender os impactos de diferentes sistemas de produção sobre a emissão de GEE da pecuária brasileira e identificar alternativas de mitigação desses gases.
A Embrapa Pecuária Sudeste também levou ao Business Day o sistema de rastreabilidade e identificação animal. O brinco eletrônico é fixado na orelha do bezerro assim que ele nasce. Um sinal de radiofrequência ativa o equipamento, que transmite o número do animal para um leitor portátil com memória para armazenar informações.
O sistema de identificação e rastreabilidade também funciona no transporte dos animais, podendo ser lido com o caminhão em movimento, permitindo que o fiscal conheça todos os dados do transporte, como quantidade de animais, identificação de cada um, peso, idade, origem, destino, hora e data de embarque, além de informações do veículo. O Tag Ativo, para identificação e monitoramento do trânsito de animais, foi elaborado em parceria com a empresa AnimallTag. A tecnologia substitui os documentos em papel exigidos no transporte de gado, como atestados de vacina.
É um sistema de baixo custo, que automatiza o processo de fiscalização nos postos de controles da sanidade animal, mesmo em regiões afastadas, sem infraestrutura.
Fonte: Embrapa Pecuária Sudeste, via Equipe BeefPoint.
Envie para um amigo