e receba nosso informativo
Publicado em 25/11/2014
Começou no dia 25 de novembro, a V Conferência Nacional de Defesa Agropecuária. O evento será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, e segue até o dia 28 de novembro. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) está apoiando a conferência, contribuindo com palestras de representantes da área animal.
Entre os participantes que representarão o Mapa durante a conferência, estão o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Guilherme Marques e o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa), Leandro Feijó.
Guilherme falará sobre a situação do mormo no Brasil e sobre as ações do Ministério da Agricultura para o trânsito de animais mortos. Já Leandro abordará o tema “Análise de risco e segurança do alimento”. Outros palestrantes que também participarão representando o Mapa são a chefe da Divisão de Sanidade dos Suídeos, Adriana Cavalcanti de Souza e o fiscal federal Geraldo Marcos de Moraes.
O objetivo da conferência é debater a defesa sanitária agropecuária de forma integrada, a fim de contribuir para a proteção da saúde animal, vegetal e da população brasileira. O evento é realizado pela Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária (SBDA) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (CIDASC), Ministério da Agricultura e Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA).
Grupo de trabalho "Valorização dos Resíduos da Indústria Animal" - Sistema Fiep
O Sistema Fiep por meio do grupo de trabalho "Valorização dos Resíduos da Indústria Animal" vem discutindo a possibilidade de regulamentação do transporte de animais mortos de propriedades rurais e tecnologias de aproveitamento de resíduos da indústria animal (reciclagem animal). Participam do grupo de trabalho representantes de empresas, especialistas do setor e representantes de órgãos públicos de defesa agropecuária estadual e do Instituto Ambiental do Paraná.
O grupo de trabalho é decorrente do projeto "Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense" - Roadmapping da Biotecnologia aplicada à Indústria Animal".
Importância para Indústria Paranaense
O desenvolvimento sustentável prevê que o atual uso dos recursos naturais não comprometa as necessidades desses recursos pelas gerações futuras. A sustentabilidade ambiental da produção animal de grande porte é limitada pela característica intrínseca aos sistemas de produção atual. A importância socioeconômica da cadeia produtiva animal traz consigo o desafio de seu desenvolvimento em bases sustentáveis, o que difere de mero crescimento.
A visão de futuro "Biotecnologia a serviço do Meio Ambiente na Indústria Animal" está abordada no trabalho da "Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense" - Roadmapping da Biotecnologia aplicada à Indústria Animal", realizado em 2005, e tem como pressuposto que a biotecnologia é uma ferramenta a serviço do meio ambiente na indústria animal.
Fonte: MAPA e Observatórios SESI/SENAI/IEL
Envie para um amigo