e receba nosso informativo
Publicado em 30/09/2014
A empresa de saúde animal Zoetis recebeu licença provisória do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a venda de uma vacina contra o vírus da diarreia epidêmica suína, que já matou milhões de suínos jovens desde a chegada no país, no ano passado. A Zoetis informou que espera vender o produto ainda no mês de setembro.
O vírus da diarreia epidêmica suína (PEDV, na sigla em inglês) se espalhou por 30 Estados norte-americanos desde que foi identificado no país, em abril de 2013. A doença, que causa vômito e diarreia nos animais, é letal apenas para os filhotes de suínos e não causa riscos à saúde humana ou à segurança alimentar, de acordo com veterinários.
A aprovação provisória do USDA autoriza a companhia a vender o produto comercialmente, porque considera que a vacina se mostrou segura nos testes realizados, mas proíbe a Zoetis de anunciar a eficácia da imunização até que a licença definitiva seja liberada.
Em junho, a Harrisvaccines, uma pequena empresa do Estados de Iowa, conseguiu autorização equivalente para a comercialização de uma vacina que previna o vírus suíno e, desde então, já vendeu 2,5 milhões de doses do medicamento.
Importância para Indústria Paranaense
A visão da industria do Paraná como articuladora de competências em biotecnologia para a biosseguridade coloca em relevo a capacidade de identificar e mobilizar todas as competências biotecnológicas necessárias para garantir a biosseguridade da indústria animal paranaense. Esta visão é abordada no trabalho da "Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense", fruto do projeto Rotas Estratégicas, realizado em 2005, e tem como pressuposto que a biotecnologia é uma ferramenta fundamental para a biosseguridade animal.
Fonte: Dow Jones Newswires, via G1
Envie para um amigo