e receba nosso informativo
Publicado em 03/09/2014
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, promove no período de 17 a 22 de novembro de 2014, em Brasília, DF, o “III Curso de Genética Molecular aplicada à Reprodução Animal”.
O objetivo do curso é capacitar os profissionais da área de reprodução animal em técnicas avançadas de biologia molecular com potencial de aplicação na pecuária, como por exemplo: extração de DNA de sangue, sêmen, embriões, tecidos e células; identificação do sexo em embriões e engenharia genética aplicada à transgenia animal; entre outras. As inscrições já estão abertas e se encerram no dia 05 de novembro de 2014.
Estão sendo oferecidas 12 vagas para profissionais formados ou estudantes do último semestre dos cursos de Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Biotecnologia e outras áreas afins. A metodologia do Curso será baseada em aulas teórico-expositivas, com recursos audiovisuais e aulas práticas em laboratório. A coordenação técnica é dos pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: Eduardo Melo e Maurício Franco.
O conteúdo programático vai contar com aulas teóricas sobre: estrutura dos ácidos nucléicos e enzimas utilizadas em genética molecular; marcadores moleculares para qualidade de gametas e embriões; identificação de marcadores moleculares (genotipagem) em biópsias de embriões por PCR; extração de RNA/DNA de ovócitos, embriões, células e sêmen; RT-PCR em tempo real e suas aplicações na reprodução animal; epigenética: quantificação do padrão de metilação de DNA em ovócitos, células e embriões; engenharia genética, clonagem e animais transgênicos; e introdução à bioinformática (desenho de primers, sondas, alinhamento de sequências, Genbank e metilação de DNA). Serão oferecidas também aulas práticas sobre as tecnologias descritas acima.
Saiba mais sobre a equipe de reprodução animal da Embrapa:
A equipe de reprodução animal da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolveu várias tecnologias de ponta que já estão sendo transferidas ao setor produtivo, como a fecundação in vitro;produção, transferência e sexagem de embriões e a clonagem de bovinos, entre outras. Em relação à clonagem, vale lembrar que a Unidade da Embrapa acumula resultados positivos e inéditos para a pecuária brasileira, como o nascimento do primeiro clone bovino da América Latina: “Vitória da Embrapa”, da raça Simental, em 2001; e o primeiro clone desenvolvido a partir de células de um animal morto: a fêmea bovina da raça holandesa “Lenda da Embrapa”, em 2003.
Em 2005, a equipe obteve outro resultado positivo com o nascimento de mais um clone bovino: a fêmea “Porã”, que traz um predicado diferente. Representante da raça Junqueira, em alto risco de extinção no Brasil com menos de 100 animais em todo o País, “Porã” representa para a ciência e para a pecuária brasileira a oportunidade de utilizar a técnica de clonagem como aliada na preservação de animais ameaçados de extinção.
Todos os clones desenvolvidos pela Embrapa comprovaram seu potencial reprodutivo e habilidade materna, o que é muito importante do ponto de vista científico.
As inscrições para o III Curso de Genética Molecular aplicada à Reprodução Animal se encerram no dia 05 de novembro de 2014. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br.
Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Envie para um amigo