e receba nosso informativo
Publicado em 06/06/2014
A Rússia suspendeu a importação de suínos dos Estados Unidos ,a partir de 30 de maio, por preocupações com surto do vírus da Diarreia Epidêmica Suína (PED, sigla em inglês), informou a agência estatal russa Rosselkhoznadnor em comunicado.
“Esta doença está se espalhando ao longo de mais e mais território de vários países, incluindo os Estados Unidos, México, Canadá e Japão”, disse a agência, acrescentando que estava preocupada com a contínua degradação da situação nos EUA.
O rebanho de Ohio foi o primeiro diagnosticado com a doença em Maio de 2013, em menos de um ano, a doença já se espalhou por 30 estados. Estima-se que a doença dizimou 10% do rebanho suíno dos Estados Unidos e poderá ser mais difícil de conter do que esperavam produtores e veterinários, segundo reportagem da Reuters. A alta mortalidade dos leitões empurrou os preços de carne suína a recorde máximo desde que foi identificada pela primeira vez nos EUA há um ano atrás.
A agência russa disse que estava interrompendo as importações “com o objetivo de prevenir a entrada da doença” no país. Os suínos norte-americanos designados para exportação para a Rússia, antes da proibição, serão colocados em quarentena e testados na Rússia. Os principais importadores de suínos vivos dos Estados Unidos são a China, México e Rússia, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, sigla em inglês). O vírus, como frisa o USDA, não representa qualquer risco para a saúde humana e não é uma questão de segurança alimentar.
Fonte: Reuters
Mais informações sobre a doença acesse: MAPA
Envie para um amigo